Vacinação contra influenza começa na segunda-feira (28)

Pessoas a partir de 80 anos podem procurar qualquer unidade de saúde

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista anunciou nessa sexta-feira (25) que a campanha de vacinação contra a influenza, que o Governo do Estado de São Paulo inicia neste domingo (27), terá início na cidade na segunda-feira (28). Na primeira etapa o público-alvo são os idosos com mais de 80 anos de idade, que podem se dirigir a qualquer unidade de saúde das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.

Ainda de acordo com a pasta, a idosos que estão dentro desta faixa etária podem atualizar a vacina contra a Covid-19 juntamente com a vacina contra a influenza. A partir do dia 4 de abril, próxima segunda-feira, a vacina também estará disponível para as pessoas com idade a partir de 60 anos, além dos profissionais que atuam na área da saúde. De acordo com o calendário, a campanha terá outras três etapas.

No dia 2 de maio, a vacina será liberada para crianças e seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas. No dia 9, a imunização tem como foco a comunidade indígena, professores, pessoas com deficiência ou comorbidades. Por último, no dia 16, a liberação vale para forças de segurança e salvamento, funcionários e detentos do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, entre outros.

A Secretaria de Saúde também deve realizar um Dia D de vacinação contra a influenza em um final de semana, mas a data específica ainda não foi definida. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, a vacina contra a influenza produzida pelo Instituto Butantan é trivalente, ou seja, eficaz contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.  


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques