Vacinação contra a Covid-19 segue nas cidades da região

Neste sábado (28), das 8h às 13h, Lençóis Paulista vacina adolescentes de 17 anos em duas ESF e aplica segunda dose no Teatro Municipal

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista inicia a vacinação de adolescentes com 17 anos sem comorbidades neste sábado (28). A ação acontece das 8h às 13h, nas ESF (Estratégias de Saúde da Família) Antonio Benedetti, no Jardim Monte Azul, e Dr. João Paccola Primo, no Núcleo Luís Zillo, que também seguem vacinando adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde.

A lista considerada para a vacinação inclui doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, viocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantado.

Também estão classificadas pelo Ministério da Saúde as seguintes doenças: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, doença neurológica crônica, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Vale destacar que todos os adolescentes precisam se dirigir aos locais de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Para ser imunizado, é obrigatória a apresentação de RG e CPF e, no caso dos portadores de alguma comorbidade citada acima, original e cópia de receita ou relatório médico emitidos, no máximo, há um ano, ou carta médica emitida, no máximo, há três meses.

SEGUNDA DOSE

Quem já iniciou o esquema vacinal e está apto a receber a segunda dose deve comparecer neste sábado ao Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, onde acontece, das 8h às 13h, mais uma etapa do drive-thru, com entrada pela Rua Santo Antônio. É importante conferir a data indicada na carteirinha de vacinação entregue na aplicação da primeira dose. O documento também deve ser apresentado no local.

É importante lembrar que, para agilizar o processo, é recomendável que todos façam o pré-cadastro pelo site www.lencoispaulista.sp.gov.br/vacina, imprimam a ficha e entreguem no local de vacinação. Quem não puder comparecer neste sábado, pode fazer o agendamento para receber a vacina durante a próxima semana. O atendimento nas unidades está sendo feito tanto para primeira quanto para segunda dose.

MICRORREGIÃO

Macatuba inicia a vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos na segunda-feira (30), mediante agendamento por meio do WhatsApp nas USF (Unidades de Saúde da Família) Central – (14) 99799-7284, Planalto – (14) 99807-3487, Bocayuva – (14) 99801-7193 e Santa Rita – (14) 99801-0186. Após marcar o horário, os jovens devem se dirigir aos locais acompanhados dos pais ou responsáveis, levando RG e CPF.

Em Areiópolis os adolescentes do mesmo grupo também recebem a vacina partir da segunda-feira, das 8h às 20h, no Ambulatório de Saúde. A aplicação das doses é por ordem de chegada. Todos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. São necessários os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), caderneta de vacinação e comprovante de residência.

BALANÇO

Até na tarde dessa sexta-feira (27), de acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo, Lençóis Paulista havia aplicado 71.986 vacinas, sendo 48.437 de primeira dose, 21.685 de segunda dose e 1.864 de dose única. Com 70,21% da população com pelo menos uma dose recebida, a cidade ocupava a 315ª posição no ranking dos 645 municípios do estado.

Entre as demais cidades da microrregião, a melhor classificada era Macatuba, que, com 18.350 vacinas, ocupava a 339ª colocação, com 69,87% da população vacinada com pelo menos uma dose. Areiópolis, com 9.801 vacinas e 60,80% da população vacinada, estava em 613º lugar. Já Borebi, com 2.606 vacinas e 67,24% de cobertura, aparecia no 477º posto.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques