Seis unidades realizam testagem em massa neste domingo (13)

Foco da ação são pessoas que não apresentam sintomas de infecção pelo novo coronavírus

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista realiza neste domingo (13) mais uma etapa do Censo Covid, testagem em massa de assintomáticos utilizada como ferramenta para monitorar o avanço da pandemia do novo coronavírus no município. Serão disponibilizados 1 mil testes para pessoas que não apresentam sintomas da doença, inclusive as que já participaram de etapas anteriores e testaram negativo.

A ação acontece em seis unidades de saúde: nas ESF (Estratégias de Saúde da Família) Antonio Benedetti (Jardim Monte Azul), Dr. João Paccola Primo (Núcleo Habitacional Luiz Zillo) e Dr. Luiz Fernando Lellis Andrade (Jardim do Caju), e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Dr. José Antônio Garrido (Jardim Ubirama) e Dr. Antônio Leão Tocci (Cecap).

Para cada unidade serão disponibilizados 200 testes. A distribuição de senhas tem início às 8h e a testagem acontece até às 17h, com agendamento de horário. Para participar, é preciso apresentar o Cartão Cidadão, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um documento de identidade com foto. Os testes aplicados são os testes rápidos sorológicos, do tipo IgM/IgG, que identificam se a pessoa já teve ou está com o vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde, para que não haja aglomeração nas unidades, todos serão liberados após a realização dos testes e os resultados serão divulgados por telefone. Quem, eventualmente, testar positivo e estiver com a infecção ativa (em fase de transmissão), será encaminhado para consulta médica para receber medicação preventiva e orientações de isolamento social, de acordo com o protocolo sanitário.

BALANÇO

Até o momento já foram realizadas quatro etapas do Censo Covid. Na primeira, entre os dias 29 de maio e 15 de junho, o índice de infecção foi de 3,66%, com 846 testes aplicados e 31 casos positivos (20 ativos). Na segunda fase, no dia 28 de junho, o percentual subiu para 9,18%, com 1.024 testes e 94 casos positivos (58 ativos). No dia 19 de julho, na terceira etapa, a taxa de infecção foi de 18,88%, com 1.001 exames e 189 casos positivos (131 ativos). Na quarta fase, no dia 23 de agosto, com 991 pessoas testadas e 77 infectadas (28 ativos), a taxa de infecção foi de 7,77%.

destaques