Saúde nega caso de zika vírus em Lençóis

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Saúde, divulgou nota à imprensa informando que até o momento o município não registrou nenhum casos suspeito de zíka vírus, doença que assim como a dengue e a chikungunya também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O boato surgiu nas redes sociais junto com uma foto retirada da internet que mostra os sintomas da rubéola.
Desde o início do ano, dos casos suspeitos de dengue, apenas três tiveram resultado positivo (todos de pacientes que contraíram a doença em outro município). Até o momento a Diretoria de Saúde notificou 28 casos suspeitos de dengue, sendo 13 resultados negativos e 12 aguardam resultado.
As notificações seguem rigorosamente o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Não existe tratamento para dengue, zika e chikungunya. A recomendação dos médicos nesse caso é hidratação e repouso para alívio dos sintomas.
Toda vez que a Vigilância Epidemiológica recebe uma notificação, imediatamente é feito o bloqueio casa a casa, que consiste em visita dos agentes comunitários de saúde em busca de focos do mosquito, nos imóveis próximos à residência dos pacientes (200 metros de raio). Em caso de diagnóstico positivo, é feita a nebulização da área para exterminar mosquitos adultos que possam estar contaminados e assim conter o avanço da doença.
NOTIFICAÇÃO POR ZIKA
A notificação do zika vírus passou a ser compulsória, conforme portaria do Ministério da Saúde. Isso quer dizer que todos os serviços de saúde são obrigados a informar todos os casos suspeitos.
O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também e vetor da dengue e da chikungunya. Essas três doenças também têm sintomas muito parecidos. Em 80% dos casos, a zika é assintomática.
Das notificações registradas em Lençóis Paulista, nenhuma atendeu requisitos suficientes para ser tratado como suspeita de zika vírus. Os últimos pacientes que viajaram e apresentaram os sintomas estiveram no Mato Grosso do Sul, onde não havia nenhum suspeito de zika até o dia 30 de janeiro. Os dados são da base do Sinam (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, e foi passado à equipe da Vigilância Epidemiológica durante treinamento promovido pela Diretoria Regional de Saúde.
“Sempre que temos notificações ou casos positivos, divulgamos. Essa é a nossa postura. A população precisa saber para fazer a prevenção. Temos casos aguardando a confirmação para dengue. Até o momento não temos nenhum caso de zika e nenhum suspeito”, reforça o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém.
Vale ressaltar ainda que, para diagnóstico do zika vírus, é necessário realizar a coleta de sangue até o terceiro dia do aparecimento dos sintomas. O vírus só pode ser identificado por meio um exame específico, realizado apenas pelo Instituto Adolfo Lutz. As amostras para dengue devem ser colhidas após o sétimo dia do aparecimento dos sintomas. Não há orientação para diagnóstico clínico da zika, ou seja, apenas por meio da avaliação do médico, a não ser que o município já possua casos confirmados por meio de exame.
Para melhor avaliação dos pacientes, a Diretoria de Saúde promoveu um treinamento dos profissionais da rede de Atenção Básica e Especialidades (médicos e enfermeiras) com o infectologista Marcelo Ranzani. A palestra aconteceu no dia 17 de fevereiro. (com assessoria de imprensa).

destaques

PM registra acidente grave no Centro

No final da tarde dessa terça-feira (1), a Polícia Militar de Lençóis Paulista registrou um grave acidente no Centro. A colisão lateral...

Reino Unido aprova vacina Pfizer/BioNTech contra Covid-19

O Reino Unido aprovou nesta quarta-feira a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) desenvolvida em parceria entre a Pfizer e a BioNTech,...

Polícia Militar registra dois furtos ocorridos entre a segunda e terça-feira (1)

A Polícia Militar de Lençóis Paulista registrou em menos de 24 horas, duas ocorrências de furto, praticados em uma residência e uma...

Farmácia é roubada no Centro de Lençóis

Uma farmácia localizada na Rua Geraldo Pereira de Barros, no Centro de Lençóis Paulista, foi alvo da ação de um bandido na...

Plantão da Polícia Civil será transferido para Bauru

A partir da próxima terça-feira (1), o plantão da Polícia Civil de 18 cidades da região, entre elas, Lençóis Paulista, será transferido...