Saúde faz chamadão da vacinação no sábado

Drive thru acontece das 8h às 13h para aplicação da primeira, segunda e terceira dose contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 2 de outubro, um Chamadão da Vacinação para aplicação da primeira, segunda e terceira dose (reforço), das 8h às 13h, na Facilpa e no Teatro Municipal. O objetivo da ação é imunizar o maior número de pessoas possível, tanto as que estão com dose para vencer no sábado como também pessoas com doses atrasadas. A vacinação vai ocorrer no sistema drive-thru, mas pessoas a pé também serão vacinadas.

Na Facilpa, das 8h às 13h, ocorre a aplicação da primeira dose somente para quem tem mais de 18 anos, da terceira dose para quem tem mais de 60 anos e tomou a segunda dose há pelo menos seis meses e imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias. É preciso checar a data na carteirinha. Neste dia não haverá vacinação de adolescentes.

No Teatro Municipal, também das 8h às 13h, tem aplicação da segunda dose. Quem recebeu imunizante da Coronavac/Butantan ou Astrazeneca na primeira dose, deve checar a data na carteirinha. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer foi antecipada de 12 para 8 semanas. Podem tomar a segunda dose desse fabricante as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 7 de agosto, ou seja, 56 dias após a primeira dose.

Para receber a vacina, é preciso levar documento com foto, CPF, Cartão Cidadão e a Carteirinha da Vacinação Contra Covid-19. Ao entrar no recinto da Facilpa, é obrigatório o uso de máscara, para sua proteção e proteção dos profissionais da saúde que estão trabalhando.

Para agilizar o processo de vacinação as pessoas podem fazer o pré-cadastro site http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/vacina, digitar o número do cartão cidadão (sem os zeros da esquerda), o número de CPF, a data de nascimento e clicar no botão “Continuar”. Na próxima tela serão exibidos todos os dados da pessoa. Se estiver tudo certo, basta indicar o sexo e a cor e clicar no botão “Finalizar”. Na próxima tela, clique no botão “Imprimir” e leve esse documento ao local de vacinação.

Além de fazer a inscrição no Cadastro Municipal de Vacinação, é importante fazer o cadastro também no VacinaJá, sistema que pertence ao Governo Estadual. Após fazer a inscrição no cadastro de Lençóis, aparece um botão “VacinaJá” que leva à página www.vacinaja.sp.gov.br. Basta clicar no botão “Público Geral” e preencher os dados.

A Secretaria de Saúde faz um apelo às pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, ou que estão em atraso com a segunda dose, para que procurem um posto de vacinação. De acordo com a Fiocruz, mais de 90% das internações registradas atualmente no Brasil são de pessoas não vacinadas.

É preciso esperar um intervalo de 15 dias entre a vacina contra Covid-19 e qualquer outra vacina, inclusive a que combate a Influenza. Quem contraiu o coronavírus e teve a Covid-19 recentemente deve esperar um prazo de 30 dias a partir do início dos sintomas.

CHAMADÃO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Sábado (02/10) – das 8h às 13h – Facilpa

PRIMEIRA DOSE – Pessoas acima de 18 anos

TERCEIRA DOSE – Pessoas acima de 60 anos (que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses) e imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias

Sábado (02/10) – das 8h às 13h – Teatro Municipal

SEGUNDA DOSE –

CORONAVAC/BUTANTAN – ASTRAZENECA – Verificar a data na carteirinha

PFIZER – Podem tomar a segunda dose todas as pessoas que receberam a primeira dose até dia 7 de agosto

PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO:

-Imunodeficiência primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune

– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques