Região segue com vacinação contra a gripe

PARA TODOS – População em geral pode se vacinar contra a Influenza até 24 de julho (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde encerrou na terça-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e liberou a distribuição da vacina para todas as idades. Segundo levantamento do Jornal O ECO, em todas as cidades da região ainda há doses disponíveis. A imunização segue até o dia 24 deste mês. Os interessados devem procurar uma unidade de saúde de acordo com os respectivos horários de atendimento.
Em Lençóis Paulista, as doses contra a Influenza estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, nas ESF (Estratégias de Saúde da Família) do Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari, Vila Maria Cristina e jardins do Caju, das Nações, Monte Azul e Ubirama. Nas ESF da Cecap, Vila Cruzeiro e Alfredo Guedes e no Ambulatório de Especialidades da Avenida Brasil, a vacinação ocorre das 8h às 12h.
Macatuba, além de disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, realiza hoje (11), das 8h às 14h, plantão na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Bocayuva. A Secretaria de Saúde destaca que a imunização é importante para reduzir o número de pessoas com síndrome respiratória em busca de atendimento médico, já que os sintomas são semelhantes aos da Covid-19.
A cidade de Areiópolis também pretende finalizar as aplicações ainda neste mês. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nos PSF (Programa de Saúde da Família) Nosso Teto, Integração e Renovação.
Em Borebi, os moradores podem procurar a Unidade Básica da Saúde do município durante o horário de atendimento convencional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
BALANÇO REGIONAL
De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra a Influenza ficou abaixo do esperado no país em 2020. A meta era vacinar 90% das pessoas que integram o público-alvo, mas a procura pela vacina ficou abaixo do esperado na contabilização geral. 
Na região de circulação do Jornal O ECO, de acordo com informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde, Areiópolis e Borebi atingiram plenamente a meta de vacinação. Já em Lençóis Paulista e Macatuba, a imunização ficou abaixo dos 90% em três grupos prioritários.
O pior índice foi dos pacientes com comorbidades, como diabéticos, hipertensos e cardíacos, que tiveram 79% de cobertura vacinal em Lençóis Paulista. Entre as crianças de seis meses a seis anos incompletos, a vacinação atingiu 86% na cidade. Já no grupo de gestantes, 87% foram vacinadas em Macatuba.
Por outro lado, a imunização contra a Influenza superou a meta no grupo de idosos (pessoas com mais de 60 anos), professores (das redes pública e privada) e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), que tiveram mais de 90% de cobertura nos quatro municípios.
Quem não tomou a vacina e faz parte do grupo de risco ainda pode procurar uma unidade de saúde nos horários informados acima. Basta levar a carteirinha de vacinação. Vale lembrar que a vacina contra a Influenza não evita o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), mas diminui os riscos de gripe, facilitando o diagnóstico.

destaques