Região inicia vacinação de idosos entre 80 e 84 anos

Macatuba começa aplicação das doses neste sábado (27), demais cidades, na segunda-feira (1)

Com o recebimento de novos lotes de vacina do Governo do Estado de São Paulo, as cidades da microrregião de cobertura de O ECO iniciam mais uma etapa de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19). Depois de vacinar os profissionais de saúde, iniciando pelos que atuam na linha de frente do combate à pandemia, já foram realizadas outras duas etapas, voltadas aos idosos com 90 anos ou mais e de 85 a 89 anos. O público-alvo desta etapa são os idosos de 80 a 84 anos.

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista divulgou na manhã dessa sexta-feira (26) que a imunização tem início na segunda-feira (1) e segue até a quarta-feira (3), podendo ser prorrogada em caso de necessidade. De acordo com dados informados pela pasta, a cidade tem cadastrados no sistema 784 idosos dentro desta faixa etária. A expectativa é vacinar todos os cidadãos.

Como nas etapas anteriores, para evitar exposição dos idosos, a aplicação das doses acontece no sistema drive-thru (dentro dos próprios veículos), com distribuição de senhas a partir das 13h, nas ESF (Estratégias de Saúde da Família) Winter Malatrasi, no Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari, e Carlos Alberto Baptistella, na Vila Maria Cristina. Serão distribuídas 80 senhas por dia em cada unidade.

Vale lembrar que para ser vacinado é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto, como RG (Registro Geral) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A recomendação é para que o idoso compareça ao local de vacinação acompanhado apenas pelo motorista, para que não haja aglomeração. Quem for ao local a pé também será vacinado normalmente.

REGIÃO

Entre as demais cidades da microrregião, Macatuba é a primeira a iniciar a vacinação, neste sábado (26), nas ESF (Estratégias de Saúde da Família) do Centro e do Jardim Bocayuva. A aplicação das doses acontece das 8h às 15h, em sistema drive-thru. Segundo a assessoria de imprensa, é necessário comparecer ao local com um documento de identidade com foto.

Em Areiópolis, de acordo com o secretário de Saúde, Maicon Rodrigues, a imunização começa na segunda-feira (1), e será feita em domicílio, de acordo com o cadastro das unidades de saúde. Já em Borebi, segundo o secretário de Saúde Reginaldo Cirilo, além da vacinação de casa em casa, haverá atendimento no Posto de Saúde, também a partir da segunda-feira.

destaques