Pamelab promove 4ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

Laboratório realiza gratuitamente exame de PSA, que pode identificar a presença de um tumor

O laboratório Pamelab, em parceria com a Rede do Câncer de Lençóis Paulista, iniciou, no dia 3 deste mês, a sua 4ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. A iniciativa marca o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que atinge milhões de indivíduos em todo o mundo e é o segundo tipo mais frequente de câncer entre os homens brasileiros, estando atrás apenas do câncer de pele, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

A campanha, que segue até o dia 30 deste mês, tem como público-alvo homens acima dos 45 anos de idade. A ação consiste na realização gratuita do exame laboratorial de PSA (Antígeno Prostático Específico), uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações, como prostatite, hipertrofia benigna ou câncer.

Rochelli Ortega, proprietária do Pamelab, reforça a importância de realizar o exame para identificar a doença em seu estágio inicial, o que pode ser essencial para o tratamento. “O PSA é um marcador tumoral da próstata, e o objetivo do exame é a prevenção do câncer, dando um diagnóstico precoce da doença. Estamos felizes com o andamento da campanha neste ano. As pessoas aderiram bastante”, conta.

De acordo com Rochelli, para participar da campanha é simples: basta ir até a Rede do Câncer (Rua Carlos Trecenti, 300, na Vila Santa Cecília), entre 13h e 17h, e doar duas caixinhas de água de coco de 200 ml.  No ato da doação, a pessoa recebe um encaminhamento que deve ser apresentado no laboratório. A coleta do sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, até as 16h, e não é preciso fazer jejum ou tomar qualquer outra medida antes da realização do exame.

NOVOS CASOS

De acordo com estimativa do INCA, o triênio 2020-2022 deve fechar com mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados no Brasil. O estudo também indica que esta será a principal causa de morte de homens no país. Dessa forma, cuidar da saúde e realizar exames regularmente é essencial para prevenir a manifestação ou o avanço da doença. Quanto mais rápido o câncer é detectado, mais rápido o tratamento tem início e maiores são as chances de recuperação.  


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques