Microrregião segue com queda nos casos de Covid-19

Desde agosto cidades registram menos infecções, mas doença ainda faz vítimas fatais; relaxamento preocupa a Saúde

Na quinta-feira (29), a pandemia do novo coronavírus completou sete meses na microrregião de circulação de O ECO, que inclui Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis e Borebi. Ao longo deste período, 3.996 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 nas quatro cidades. Do total, 53 seguiam na fase ativa de transmissão do vírus, 18 internadas em hospitais da região. Com novos óbitos registrados nos últimos 30 dias em Lençóis Paulista e Macatuba, o número de mortes chegou a 61.

Entre as cidades, Lençóis Paulista foi a primeira a ter um caso positivo, em 29 de março. O número de infectados atingiu 1.856 pessoas em julho, que teve 871 novos casos. A partir de agosto, a pandemia começou a dar sinais de estabilização. No mês, 532 pessoas contraíram o vírus, seguidas de 342 em setembro e 254 em outubro. Entre abril e setembro 47 pessoas morreram. Já em outubro, foi confirmada apenas a morte de um homem de 44 anos, incluída no boletim da segunda-feira (26).

Na quinta-feira (29), a cidade tinha 31 casos ativos com 15 pessoas hospitalizadas. No mês, o menor índice foi de 24 pacientes em fase de transmissão. O secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, confirma que a situação é estável e se encaminha para queda, mas mantém cautela sobre o assunto, principalmente pelo risco real de um novo aumento no número de casos caso a população se descuide em relação às medidas preventivas.

“A compreensão da população é fundamental. Enquanto não tivermos uma vacina, as regras de distanciamento, do uso de máscara e da higienização das mãos devem ser mantidas”, ressalta o secretário, que lembra da segunda onda de Covid-19 enfrentada pela Europa, que já havia flexibilizado as restrições, mas voltou a registrar grande número de casos. “O relaxamento pode ocasionar o aumento nos casos, uma segunda onda”, alerta.

REGIÃO

Em Macatuba, como em Lençóis Paulista, desde agosto os casos seguem em queda. Foram 161 registros no mês, seguido de 151 em setembro e 43 em outubro. Este mês também trouxe uma sensação de alívio para a cidade. Durante cinco dias (de 16 a 20), o município não registrou nenhum caso e não tinha nenhum paciente internado. Porém, entre os dias 21 e 29, a cidade registrou 12 novas infecções, sendo que duas pessoas estavam internadas.

Quanto aos óbitos, em 31 de agosto eram oito vítimas fatais da doença, em setembro a cidade não registrou nenhuma morte, mas em 24 de outubro mais um paciente não resistiu às complicações da Covid-19. Uma mulher, de 70 anos, cardiopata, deu entrada na Santa Casa no dia 22 de outubro, foi transferida para o Hospital Estadual de Bauru e faleceu na manhã do último sábado (24). Ao todo, a cidade já registrou 791 casos e nove mortes.

Areiópolis, segue a tendência das demais cidades. O município teve 78 novos casos de Covid-19 em agosto, frente a 27 em setembro e 17 até o dia 29 de outubro, data em que o boletim epidemiológico destacava apenas oito pacientes em fase de transmissão do vírus. Desde junho, a cidade vizinha não registra mortes em decorrência de complicações da doença. Até na quinta-feira, foram confirmados 148 casos de infecção e três óbitos.

Borebi, que registrou 21 novos casos em agosto, teve uma ligeira queda em setembro, com 19 pacientes infectados. Já em outubro, até na quinta-feira (29), foram registradas apenas oito infecções, sendo que só dois pacientes seguiam em fase ativa, segundo os dados oficiais. A cidade registra apenas uma morte, a do ex-prefeito Antonio Carlos Vaca, ocorrida em junho. Desde o início da pandemia, Borebi contabiliza 73 casos de Covid-19.

destaques

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...