Lençóis adianta vacinação para idosos de 62 anos

Demais cidades da microrregião mantêm programação para a próxima semana

Após realizar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos de 63 anos, em ação realizada na última quarta-feira (28), feriado do aniversário de 163 anos de Lençóis Paulista, a Secretaria de Saúde do município avança mais uma etapa dentro do cronograma de imunização. Neste sábado (1), Dia do Trabalho, o foco da campanha são os idosos de 62 anos.

Segundo o secretário de Saúde do município, Ricardo Conti Barbeiro, a antecipação para esta faixa visa reduzir o público-alvo da vacinação para o próximo sábado (8) e otimizar o trabalho das equipes, visto que o cronograma do Governo do Estado de São Paulo prevê para a próxima quinta-feira (6) o início da vacinação para idosos a partir de 60 anos.

“Não estava previsto, mas estamos adiantando a vacinação para os idosos de 62 anos, porque conseguimos fazer um remanejamento de doses de outras faixas etárias, de pessoas que ainda não se vacinaram. Procuramos trabalhar da melhor forma com o que temos disponível e, como receberemos um lote na segunda-feira, faremos a reposição. Com isso, evitamos o acúmulo de três grupos para o próximo sábado”, explica.

Nas demais cidades da microrregião, até o fechamento desta matéria, não havia confirmação de antecipação da vacinação para os idosos de 62 anos. Sem a sinalização do recebimento de novos lotes de vacina, Macatuba, Areiópolis e Borebi mantêm o início da aplicação das doses para a próxima quinta-feira (6), de acordo com o cronograma do Governo do Estado de São Paulo.

VACINA DA PFIZER

Sobre o recebimento de um lote com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer pelo Brasil, ocorrido na quinta-feira (29), Barbeiro revela que, por enquanto, não há previsão de envio de remessas aos pequenos municípios. A vacina, desenvolvida pela empresa norte-americana em parceria com a alemã BioNTech, precisa ser armazenada a uma temperatura de -70 graus para ter maior durabilidade.

“Como a vacina da Pfizer requer condições específicas de armazenagem, apenas as cidades que tenham os freezers adequados devem receber essas doses, neste primeiro momento, apenas as capitais. Estamos tentando equipar nossa rede para ter suporte para esse imunizante também, mas, por enquanto, seguiremos trabalhando apenas com a Coronavac e a Astrazeneca”, completa

CAMPANHA DESTE SÁBADO

A vacinação acontece no recinto da Facilpa (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), em sistema drive-thru, das 8h às 12h. Os idosos desta faixa etária devem comparecer ao local com documento com foto, CPF e Cartão Cidadão municipal. Para agilizar o processo, a recomendação é para que todos façam o pré-cadastro no site VaciVida: www.vacinaja.sp.gov.br.

Também neste sábado (1), das 8h às 12h, no posto de atendimento montado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, segue a aplicação da segunda dose para quem já está apto a completar o esquema vacinal. Quem já tomou a primeira dose deve verificar a data no cartão de vacinação, que deve ser apresentado juntamente com um documento com foto, CPF e Cartão Cidadão municipal.

Quem não conseguir comparecer para ser vacinado neste sábado, para ambas as doses, deve agendar data e horário para a aplicação no Ambulatório de Especialidades Dr. Antonio Tedesco, no Centro. O atendimento está sendo feito pelos telefones (14) 3269-1970 e (14) 3269-1971. Vale lembrar que as vacinas só têm eficácia contra a Covid-19 a partir da aplicação da segunda dose.

destaques