Fisioterapeuta dá dicas para manter a saúde física em tempos de home office

Ficar muito tempo sentado pode afetar os músculos e causar sequelas a longo prazo

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) obrigou as pessoas a ficarem mais tempo em suas casas. Com isso, muitos indivíduos tiveram que mudar completamente suas rotinas, parando de praticar exercícios físicos e passando a ficar horas sentados em frente ao computador. A fisioterapeuta Thalita Cotrim Zulo Valvassori, de 34 anos, alerta para os riscos que isso pode causar ao corpo a longo prazo.

“A pandemia em si já gera uma tensão. Fora isso, aqueles que ficam muito tempo sentados, seja porque estão trabalhando ou estudando, acabam adquirindo vícios de postura que são prejudiciais”, afirma. “E como as pessoas diminuíram ou cessaram a prática dos exercícios físicos, elas acabaram perdendo força muscular e mobilidade. Isso afeta músculos, tendões, ligamentos”, acrescenta.

Segundo ela, as pessoas costumam se acomodar nas posições que acham ser mais confortáveis, que, geralmente, são as mais prejudiciais para a saúde física. Como os músculos estão enfraquecidos pelo sedentarismo, o corpo não tem forças para se sustentar na postura correta e a pessoa começa a acostumar seus músculos na posição errada. Isso, futuramente, pode ocasionar problemas mais graves, como escoliose, hiperlordose, hipercifose (que são desvios da coluna), entre outros. “Nós temos curvas naturais na coluna, mas a postura errada pode levar a um agravamento dessas curvas. Além disso, há o encurtamento dos músculos e tendões, além do aparecimento das dores”, comenta a profissional.

Além da coluna, a postura errada e o sedentarismo, combinados, podem afetar outras partes do corpo, como o quadril, joelhos, ombros etc. “É por isso que nós, fisioterapeutas, orientamos a pessoa a sempre se alongar. É importante que aquela pessoa que fica muito tempo sentada tenha consciência de que precisa dar uma pausa, nem que seja por cinco minutinhos, para fazer alguns exercícios simples ou dar uma caminhada leve dentro de casa mesmo. Isso já ajuda”, pontua a Thalita Valvassori, que diz que exercícios leves são recomendados para pessoas que são sedentárias, porque os exercícios mais fortes podem acabar machucando os músculos que já estão enfraquecidos.

A fisioterapeuta alerta que é importante, nesses tempos de home office, também se atentar para a ergonomia (ciência que estuda a relação entre o homem e as máquinas, instrumentos de trabalho e dispositivos, em busca de melhorar a qualidade de vida). “Eu acredito que as pessoas devem começar a prestar mais atenção, por conta própria, na posição em que ficam quando estão mexendo no computador ou assistindo televisão, por exemplo. Elas têm que se conscientizar e observar se o monitor está muito baixo ou muito alto, se o mouse está distante, se elas rotacionam a coluna para observar a televisão, porque as pessoas vão vivendo a vida, se perdem na rotina e não pensam na posição em que ficam quando vão sentar”, avisa.

Thalita acredita que o ideal, em caso de dores, é consultar um especialista, mas alguns exercícios básicos podem ser feitos como medida preventiva. “A pessoa deve deitar sempre em uma superfície firme, evitando colchões, porque eles afundam. Então pode ser um colchonete ou até mesmo um tapete. Depois, com as costas apoiadas no colchonete, ela deve dobrar uma das pernas e trazer até a barriga, deixando a outra esticada, e vice-versa. Depois as duas juntas”, orienta.

A fisioterapeuta também indica o alongamento do pescoço: sentada, com as costas retas, a pessoa deve inclinar a cabeça para o lado, puxando com a mão. Depois, para o outro lado e, então, para a frente. Esticar os braços para a frente e puxar uma mão com a outra, para cima e para baixo, também é importante para as pessoas que mexem muito as mãos, seja escrevendo ou digitando. “É importante fazer os alongamentos de forma correta, na postura ideal”, completa a profissional.

destaques

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...