Dia D de vacinação contra a poliomielite mobiliza região

Unidades fazem plantão nas quatro cidades de cobertura de O ECO

Crianças e adolescentes estão convocados a participar da Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que tem seu Dia D marcado para este sábado (17). Paralelamente, também acontece a Campanha de Multivacinação. A ação, que começou no dia 5 e segue até o dia 30 deste mês, visa atualizar a situação vacinal de toda a população com menos de 15 anos.

A imunização contra a poliomielite é voltada às crianças menores de cinco anos. Dependendo do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança pode receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. Paralelamente, a Campanha Multivacinação também visa a aplicação de vacinas atrasadas na caderneta.

Ricardo Conti Barbeiro, secretário de Saúde de Lençóis Paulista, fala sobre a importância da campanha. “O país teve uma queda no número de vacinas aplicadas, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mas a orientação agora é para que as pessoas busquem se imunizar para evitar que doenças já erradicadas voltem a ser registradas”, ressalta.

Todas as cidades da região participam da ação. Em Lençóis Paulista, quatro unidades ficam abertas neste sábado, das 8h às 17h: Ambulatório de Especialidades Dr. Antônio Tedesco (Centro) e as ESF (Estratégias Saúde da Família) Antonio Benedetti (Jardim Monte Azul), Dr. José Nege (Jardim Cruzeiro) e Winter Malatrasi (Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari).

Em Macatuba, todas as unidades de saúde (Centro e jardins Bocayuva, Planalto e Santa Rita) funcionam das 8h às 14h. Tatiana Beltramini Bueno, responsável pela Vigilância Epidemiológica, lembra que a campanha contribui para a erradicação da poliomielite e reforça a importância da multivacinação para adolescentes, principalmente por conta de doenças como meningite e HPV (Papilomavírus Humano).

Em Areiópolis, as vacinas ficam disponíveis das 8h às 17h, nos PSF (Programas de Saúde da Família) Integração (Núcleo Habitacional José Zillo), Nosso Teto (Nosso Teto) e Renovação (Parque Residencial Lourenção). Já na cidade de Borebi, a imunização acontece no Centro de Saúde João Raposo dos Reis (Centro), que fica aberto das 8h às 17h.

De acordo com as respectivas secretarias de Saúde, quem não conseguir comparecer a uma das unidades até o final do dia, pode levar a criança ou o adolescente para tomar as vacinas até o dia 30 deste mês. É importante levar a carteirinha de vacinação para consulta e atualização. Vale destacar que é obrigatório o uso de máscaras nos locais.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia dos membros inferiores e até à morte. Sem tratamento específico, o paciente recebe cuidados para evitar complicações. A vacinação é a única forma de prevenção. No Brasil, desde 2016, o esquema vacinal inclui três doses injetáveis, aplicadas aos dois, quatro e seis meses, e uma dose oral de reforço.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), recentemente, 47 dos 48 países do continente africano que ainda registravam casos foram considerados livres da poliomielite, após quatro anos sem nenhuma criança acometida pela doença. Atualmente, apenas três países do mundo ainda têm o vírus em circulação: Afeganistão e Paquistão, na Ásia, e Nigéria, na África.

O último caso da infecção no país foi registrado em 1989 na Paraíba. Desde 1994, o país tem a certificação da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) de área livre de circulação do vírus. No entanto, a baixa procura para a imunização preocupa os profissionais da saúde. O Sistema Nacional de Imunização do Brasil registra queda média de 48% de vacinas como tríplice viral e poliomielite.

destaques

Homem de 47 anos morre afogado

Um homem de 47 anos morreu afogado na tarde desse último domingo (18). A fatalidade foi registrada por volta das 17h em...

Termina hoje (19) prazo para rematrícula de alunos na rede estadual

Depois de prorrogado, termina hoje (19) o prazo para rematrícula para o ano letivo de 2021. A solicitação pode ser feita pelo...

Mesmo em meio à pandemia, Lençóis abre 2.658 vagas de emprego em 2020

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) segue afetando drasticamente a economia do Brasil, principalmente em relação ao mercado de trabalho, mas Lençóis...

Inadimplência cresce quase 20% na pandemia

O valor total da inadimplência registrado de abril a setembro deste ano, meses marcados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi 19,8%...

Dia D de vacinação contra a poliomielite mobiliza região

Crianças e adolescentes estão convocados a participar da Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que tem seu Dia D marcado para...