Depois de queda, procura por atendimento médico aumenta na UPA

Maioria dos casos não se enquadram nos critérios de urgência e emergência e saturam o serviço

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Lençóis Paulista tem registrado aumento no número de pacientes. Só nos 16 primeiros dias de setembro, 1.809 pessoas buscaram o serviço, média de 113 consultas diárias. Porém, apenas 671 atendimentos foram classificados como de urgência e emergência. Os outros 1.138, que representam 62,90% do total, poderiam ter recorrido à Rede de Atenção Básica de Saúde.

O dado preocupa por diversos motivos, entre eles a saturação do serviço sem a real necessidade. “A UPA é para urgência e emergência. Se pacientes que poderiam ser atendidos em uma Unidade Básica de Saúde procurarem a UPA podem dificultar o atendimento de quem realmente precisa”, explica Ricardo Conti Barbeiro, secretário de Saúde de Lençóis Paulista.

Desde o início da pandemia, a UPA registrava queda na demanda. Parte da redução se justificava pela criação da Central de Atendimento à Saúde, responsável pela triagem dos pacientes, e do PAC (Pronto Atendimento à Covid), exclusivo para pessoas com sintomas do novo coronavírus. Apesar de ambos continuarem em funcionamento, desde agosto o número de pacientes tem aumentado.

Segundo informações obtidas pela reportagem de O ECO, antes da pandemia a UPA recebia, em média, 6.750 pacientes, considerando dados de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. Do total de consultas mensais, apenas 105 eram classificadas como urgência e emergência, as demais 6.645, ou seja, 98,44%, poderiam ter sido realizadas na Rede de Atenção Básica de Saúde.

Com o medo de contágio pelo novo coronavírus e os novos serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal, houve queda de 55,55% nos atendimentos. Em abril, por exemplo, cerca de 3 mil pacientes recorreram à UPA, média que se manteve até o mês passado, quando os números voltaram a subir. Dos 3.190 atendimentos, 1.965 (61,6%) não se enquadravam como de urgência e emergência.

Cleide Rafael, gerente executiva da UPA explica que a unidade é a porta de entrada do paciente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e reforça que é preciso saber em qual momento ela deve ser procurada. “Com isso, podemos ofertar um atendimento cada vez melhor, mais ágil e humanizado para todos aqueles que necessitam”, reforça.

SAIBA QUANDO PROCURAR POR CADA SERVIÇO DE SAÚDE

Em Lençóis Paulista, todo paciente que precisa de atendimento médico pelo SUS deve entrar em contato com a Central de Atendimento à Saúde pelo telefone (14) 3269-7140. Após a triagem, ele é encaminhado para:

UBS E ESF – A cidade conta com 11 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégias de Saúde da Família) – Centro, Cecap, Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari, jardins Cruzeiro, das Nações, do Caju, Monte Azul, Ubirama, Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Vila Maria Cristina e distrito de Alfredo Guedes. Além de consultas médicas e odontológicas, os locais realizam testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, aplicação de injeções e vacinas.

UPA – A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e a prioridade é oferecer atendimento de urgência e emergência. Se necessário, no local, são realizados alguns exames e o paciente é estabilizado e encaminhado ao hospital. Entre as situações em que a população pode recorrer à UPA estão: queda com suspeita de fratura ou torsão, convulsão, dores no peito, vômito constante, corte com sangramento.

PAC – Pacientes com sintomas de síndrome gripal, como tosse, febre, coriza ou falta de ar, são encaminhados para a UBS do Núcleo Habitacional Luiz Zillo e para a ESF do Jardim Monte Azul. Pacientes com sintomas graves, como falta de ar, por exemplo, podem procurar direto o Pronto Atendimento à Covid.

destaques

Golpe do WhatsApp faz vítima em Lençóis Paulista

Parecia uma moda passageira, mas os golpes que clonam o aplicativo do WhatsApp de usuários para roubar dinheiro se tornaram uma epidemia....

Rompimento com Santa Casa de Birigui não prejudicará funcionários

O serviço de urgência e emergência de Lençóis Paulista deve passar por uma nova transição nos próximos meses. Alvo da operação Raio-X,...

Sabatinas com os candidatos a prefeito começam na segunda

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (21), O ECO promoveu o sorteio da ordem de realização das sabatinas com os...

Projeto transforma ipê-amarelo em árvore símbolo de Lençóis

Todo final de inverno e começo de primavera em Lençóis Paulista é marcado pelo show à parte dado pelos ipês. As árvores...

Lei define regras para regularizar chácaras

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista promulgou nesta semana a lei que possibilita a regularização das chácaras de recreio que foram implantadas...