Centro Veterinário realiza vacinação antirrábica por agendamento

Com campanha suspensa por conta da pandemia, doses também são aplicadas em consultas

Em decorrência da pandemia, a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo suspendeu a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. Porém, para minimizar os riscos e evitar o registro de casos de raiva em cães e gatos, a imunização está sendo feita normalmente nos animais de Lençóis Paulista.

Neste ano, com o objetivo de evitar aglomerações e expor os cidadãos e profissionais da saúde a riscos de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), a vacina contra a raiva está sendo aplicada durante consulta de rotina ou mediante agendamento, no Centro Municipal Veterinário Ana Gabriela Toniolo, localizado no Jardim Ubirama.

Milena Mileski, responsável pela Coordenadoria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Saúde do município, explica que para receber a dose o animal deve estar em boas condições de saúde, ter mais de quatro meses de vida e, no caso das fêmeas, não estar prenha ou amamentando.

Lençóis Paulista possui uma população animal estimada em 12 mil cães e gatos, sendo a maioria de cachorros. Segundo a Coordenadoria de Proteção Animal, o último caso de raiva diagnosticado no município foi em morcego – o transmissor da doença – em junho do ano passado.

Na época, foram realizadas ações de bloqueio nos animais do Centro, onde o morcego contaminado foi identificado. A estratégia, de acordo com Milena, será adotada caso algum outro animal seja diagnosticado com a doença. Segundo a coordenadora, a cidade não registra casos de raiva em cães e gatos há mais de dez anos.

SERVIÇO

O Centro Municipal Veterinário Ana Gabriela Toniolo oferece consultas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, por ordem de chegada. Às quartas-feiras, a vacina antirrábica é aplicada mediante agendamento pelo telefone (14) 3264-8795. O Centro fica na Rua Cândido Alvim de Paula, 445, no Jardim Ubirama.

destaques