Após 100% de ocupação hospitalar, Comitê se reúne

Capacidade dos leitos de UTI de Lençóis Paulista chegou ao limite nessa terça-feira (2)

Lençóis Paulista, como outras incontáveis cidades de norte a sul do Brasil, chegou nessa terça-feira (2) aos 100% de ocupação hospitalar em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com quadros mais agravados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

Com 12 leitos em funcionamento no PAC-19 (Pronto Atendimento à Covid-19), sendo oito habilitados pelo Governo do Estado de São Paulo e, portanto, abertos para a demanda regional, a cidade mantinha, na noite de ontem, seis pacientes locais e seis pacientes de fora sob cuidados intensivos.

Segundo informações obtidas pela reportagem, sete pacientes estavam entubados, respirando com ajuda de aparelhos. Depois de quase um ano desde a confirmação oficial do primeiro caso na cidade, em 29 de março de 2020, esta foi a primeira vez que um boletim oficial revelou indisponibilidade de vagas.

Além disso, dos 32 leitos de enfermaria disponíveis, destinados aos casos menos graves de Covid-19, 12 estavam em uso. O boletim indicava a internação de 11 pacientes de Lençóis Paulista e um paciente com domicílio em outra cidade, o que representa 37% de ocupação hospitalar.

Na noite de ontem, o prefeito Anderson Prado de Lima (DEM) realizou um live para comentar sobre o assunto, na qual, mais uma vez, alertou a população sobre a necessidade de cumprir os protocolos de segurança e criticou as pessoas que têm promovido festas clandestinas e aglomerações.

Citou algumas ações que têm sido feitas para reforçar a estrutura de atendimento, como a compra de 10 monitores multiparâmetros e um equipamento para a realização de diálise. Recentemente, também foi anunciada a implantação de cinco leitos de terapia semi-intensiva, para casos de média complexidade.

Na manhã desta quarta-feira (3), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizaria sua reunião semanal para discutir diversos assuntos relacionados à pandemia, inclusive estratégias para contornar a crise, visto que há uma grande possibilidade de a ocupação se manter no limite pelos próximos dias.

destaques