Projeto da CPFL chega a Macatuba

Em parceria com o município, árvores que oferecem risco à rede elétrica serão trocadas

Depois de Lençóis Paulista, é a vez da vizinha cidade de Macatuba receber o programa Arborização Mais Segura da CPFL Energia. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa vai plantar, até o final deste ano, mas de 200 mudas de árvores, substituindo espécies que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas por outras mais adaptadas à infraestrutura urbana.

O trabalho começou nesta semana, na Avenida Coronel Vergílio Rocha, em frente à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde árvores que já tiveram que passar por podas por conta de interferência na rede elétrica foram marcadas para a retirada. A substituição deve ser feita na próxima terça-feira (21), Dia da Árvore, com o plantio de diversas mudas no local.

Segundo a Prefeitura Municipal, um levantamento realizado em parceria com a CPFL vai identificar árvores que oferecem algum tipo de risco para que a necessidade de substituição seja avaliada. Se esse for o caso, após a autorização dos órgãos competentes, as espécies serão substituídas gradativamente por outras de porte adequado. A cada árvore retirada, outras 25 serão plantadas.

A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede elétrica, visto que, em dias de temporais com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos de árvores na fiação. Segundo a CPFL, podas preventivas ajudam a minimizar o impacto, mas a substituição tem se mostrado uma boa alternativa.  


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques