Celebração em honra a Santo Antônio termina hoje

PELA INTERNET – Por conta da pandemia do novo coronavírus, fiéis acompanham celebrações pela internet (Foto: Divulgação)

Além do aniversário de 120 anos de Macatuba, a comunidade católica da cidade vizinha comemora neste sábado (13) o Dia de Santo Antônio, padroeiro do município, conhecido como ‘Pai dos pobres’ e também como ‘santo casamenteiro’. Ministradas pelo pároco Silvano Palmeira, as celebrações, que começaram no início do mês e se encerram neste final de semana, estão ocorrendo sem a presença do público devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Neste período, a tecnologia tem sido uma grande aliada para vencer o desafio de seguir levando a palavra de Deus aos fiéis. Atendendo às determinações da Arquidiocese de Sant’Ana, de Botucatu, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Santo Antônio encontrou na internet o caminho para manter a programação religiosa sem promover aglomeração de pessoas. Para que todos possam acompanhar, tudo está sendo transmitido pelo Facebook (www.facebook.com/comunicaparoquia). 
A iniciativa teve ótima adesão da comunidade macatubense. “Mais de três mil pessoas assistiram às missas ao vivo nas transmissões já realizadas e os vídeos já ultrapassaram as 30 mil visualizações”, comenta o coordenador da Pascom, Evandro Luiz Manfio, que explica que todas as celebrações ficam disponíveis na página, permitindo que os fiéis assistam ou revejam a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de cada um.
As missas estão acontecendo com a presença apenas da equipe litúrgica, de um integrante da comunidade, além do padre Silvano Palmeira, que depois de 18 anos à frente da Paróquia Cristo Ressuscitado, em Lençóis Paulista, está há seis meses na nova cidade, que não apenas tem acompanhado como também interagido bastante durante as transmissões, demonstrando muita fé e devoção e se emocionado em momentos como o da condução da imagem de Santo Antônio ao Santuário.
Com o tema “Santo Antônio interceda pelo fim da pandemia”, as celebrações em louvor ao padroeiro macatubense tiveram início no dia 1, com a tradicional trezena, que se encerra hoje, a partir das 19h30, com mais uma santa missa ao vivo da Igreja Matriz. “Toda a comunidade está convidada para participar de nosso último dia de festejo a Santo Antônio”, comenta padre Silvano, que lembra amanhã também tem transmissão às 8h30, com a oração do Terço Mariano, seguida pela missa dominical.
CORPUS CHRISTI
Na tarde da quinta-feira (11), dia em que se comemorou Corpus Christi, foi realizada a transmissão da santa missa, seguida por uma carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Macatuba. Durante o caminho os fiéis foram convidados a fazer doações para os mais necessitados neste período de pandemia.
As doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas geriátricas (tamanhos M, G e GG) e roupas de inverno também podem ser entregues a partir da segunda-feira (15) na Secretaria Paroquial. Tudo será destinado às famílias carentes do município.
A Secretaria da Paróquia Santo Antônio fica na Rua São Paulo, 13-30, no Centro de Macatuba. O telefone do local é o (14) 3268-1124. O horário de funcionamento é de segunda-feira, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 11h.

destaques

Golpe do WhatsApp faz vítima em Lençóis Paulista

Parecia uma moda passageira, mas os golpes que clonam o aplicativo do WhatsApp de usuários para roubar dinheiro se tornaram uma epidemia....

Rompimento com Santa Casa de Birigui não prejudicará funcionários

O serviço de urgência e emergência de Lençóis Paulista deve passar por uma nova transição nos próximos meses. Alvo da operação Raio-X,...

Sabatinas com os candidatos a prefeito começam na segunda

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (21), O ECO promoveu o sorteio da ordem de realização das sabatinas com os...

Projeto transforma ipê-amarelo em árvore símbolo de Lençóis

Todo final de inverno e começo de primavera em Lençóis Paulista é marcado pelo show à parte dado pelos ipês. As árvores...

Lei define regras para regularizar chácaras

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista promulgou nesta semana a lei que possibilita a regularização das chácaras de recreio que foram implantadas...