PM apreende 25 veículos em ação contra perturbação

Algumas multas aplicadas passam de R$ 17,6 mil, carros e motos foram conduzidos ao pátio de recolhimento

A Polícia Militar de Lençóis Paulista realizou uma megaoperação de combate à perturbação de sossego e outros abusos que vêm sendo cometidos em alguns pontos da cidade, principalmente na região do Jardim Itamaraty. Após inúmeras queixas feitas por moradores, uma ação que teve início na madrugada da última quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, e se estendeu até a madrugada domingo (6) resultou na apreensão de 25 veículos e na aplicação de mais de 60 multas de trânsito.

De acordo como capitão Marcelo Paes, comandante da 5ª Cia da Polícia Militar, a operação foi desencadeada após um trabalho de mapeamento e planejamento feito a partir de inúmeras reclamações feitas pela população. Na última quarta-feira (2), autoridades locais estiveram reunidas para discutir o problema. Além de Paes, participaram o prefeito Anderson Prado de Lima (DEM), o secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Fantini, e alguns vereadores.

“Desencadeamos uma operação intensa no combate à perturbação do sossego, algazarra, desordem de toda espécie e abuso na direção de veículos automotores em determinados pontos de Lençóis Paulista. Mobilizamos equipes e viaturas durante as madrugadas dos dias 3, 4 e 5 (entre quinta-feira e sábado) para realizar ações de bloqueio, fiscalizações de trânsito e abordagens de veículos e pessoas a pé”, explica o oficial, que faz um balanço positivo da ação.

“Tivemos um resultado bastante expressivo desse trabalho feito em determinadas áreas. Esse era um anseio dos moradores, pois alguns jovens têm abusado da diversão, utilizando aparelhos sonoros que perturbam e interrompem a tranquilidade das pessoas, além de cometer ilícitos como direção de veículo sob efeito de álcool ou drogas, tráfico de drogas, entre outros. Tudo isso foi combatido de maneira eficiente”, acrescenta o capitão da PM.

Ao todo, foram apreendidos 25 veículos, sendo 17 carros e oito motos, todos conduzidos ao pátio de recolhimento de Bauru. As equipes também lavraram 60 autos de infração de trânsito por motivos como embriaguez ao volante, som alto, bloqueio da via, entre outros. Além das apreensões e multas, diversos condutores também foram penalizados com a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Segundo Paes, o valor de algumas multas aplicadas chega a R$ 17.608,20, o que, certamente, vai servir para coibir que esse tipo de prática continue. “Dificilmente haverá reincidência por parte desses condutores. São multas bem altas. Algumas, inclusive, chegam perto do valor do próprio veículo apreendido”, relata o comandante da 5ª Cia da PM, que avisa que as ações devem continuar nas próximas semanas.

“Notamos que houve uma redução importante do número de chamados dessa natureza no final de semana. Acredito que a missão foi concluída com sucesso, mas o trabalho não se encerra, ele deve ser contínuo para que não haja reincidência e constância de ocorrências. A Polícia Militar continuará fazendo mapeamento e deslocamento de equipes em ações de saturação e bloqueios em determinados pontos para evitar essas práticas”, finaliza.

destaques