Depois de um ano sem nenhum tipo de regalia, no que se refere às usuais ‘saidinhas’ de presos de seu encarceramento em datas festivas, com retorno pré-determinado ao presídio, neste ano foi concedida a saída temporária de mais de 33 mil detentos em São Paulo. O benefício de Natal, em 2020, é o único do ano, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em março, o benefício havia sido suspenso por causa da pandemia no país. A saída temporária dos presos em datas especiais está prevista na lei de execução penal, porém, neste ano, com a intensificação dos casos e mortes pelo vírus, foi determinada a suspensão do benefício, temendo que o retorno dos detentos ocasionasse uma série de contaminações nos presídios.
Por decisão dos juízes do Deecrim (Departamento Estadual de Execuções Criminais), a saída foi autorizada. No fim de ano, a saída tem prazo de dez dias, mas segundo a portaria, de forma excepcional, neste ano o período foi ampliado para 15 dias. A saída temporária será a primeira e única para presos do semiaberto do estado de São Paulo neste ano.
Segundo a 5ª Companhia da Polícia Militar, em Lençóis Paulista pouco mais de 50 presos devem retornar às suas casas e por isso o efetivo deve reforçar o trabalho neste final de ano. “Pretendemos continuar com os índices criminais baixos. Esperamos um final de ano tranquilo em Lençóis Paulista. Vamos trabalhar para isso”, ressalta o Capitão Marcelo Paes.