Homem morre afogado em propriedade rural de Areiópolis

Um homem de 46 anos morreu afogado na tarde do último domingo (14), na vizinha cidade de Areiópolis. A fatalidade foi registrada por volta das 15h em uma propriedade particular localizada na zona rural do município. Claudinei Lopes, que era funcionário do local, faleceu após perder o controle de uma moto aquática que conduzia e cair em uma lagoa. Ele não sabia nadar.
Segundo informações obtidas pela reportagem, um colega de trabalho da vítima revelou à equipe da 2ª Cia de Polícia Militar de São Manuel, que cobre a cidade de Areiópolis, que C. L. iria recolher a moto aquática que estava parada na margem da lagoa, mas teria decidido dar uma volta, mesmo sem saber nadar. Pouco depois de sair com o veículo ele teria perdido o controle e caído na água, começando a se afogar.
A testemunha relatou ainda que, como também não sabia nadar, resolveu pedir socorro aos familiares e ao dono da propriedade, mas que quando retornaram ao local não avistaram mais a vítima. O Corpo de Bombeiros de Lençóis Paulista foi acionado às 15h10 e imediatamente se dirigiu ao local para iniciar as buscas. O corpo de C. L foi localizado por volta das 17h.
A Polícia Científica de Botucatu também foi acionada para realizar a perícia e liberou o corpo para o encaminhamento ao Instituto Médico Legal (IML) da mesma cidade. Também participou do atendimento à ocorrência uma equipe da Guarda civil Municipal de São Manuel. Claudinei Lopes foi velado na segunda-feira (15) e sepultado na manhã de ontem (16) no Cemitério Municipal de Areiópolis.
Bombeiros alertam para o risco neste período do ano
A morte registrada em Areiópolis foi a primeira do ano por afogamento na área de cobertura da base do Corpo de Bombeiros de Lençóis Paulista, porém, com a chegada dos meses de temperaturas mais quentes, a preocupação com acidentes do mesmo tipo é grande.
Por este motivo, o sargento Luiz Carlos Sabatini, comandante da base local, destaca algumas recomendações que podem ajudar a evitar acidentes, com ou sem fatalidade, como evitar consumo de bebidas alcoólicas; não comer antes de entrar na água; evitar nadar à noite e em locais isolados; verificar a profundidade do local com os pés; ter atenção ao mergulhar e evitar pular de cabeça; usar sempre o colete salva-vidas ao utilizar embarcações; nunca tentar salvar alguém se houver risco à segurança; acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo 193.
Em relação às crianças, Sabatini destaca que o cuidado deve ser redobrado, pois elas podem se afogar em qualquer local, até mesmo em um balde ou no vaso sanitário. Por isso é recomendado restringir acesso de lagos, bueiros, caixas d’água, poças e piscinas, instalar cerca de isolamento perto da piscina, não esquecer de desligar o filtro da piscina quando ela estiver em uso, etc.
“Não subestime o perigo, pois afogamento pode ocorrer em qualquer lugar. Devemos tomar muito cuidado ao frequentar esses locais e procurar seguir os conselhos para não transformar o lazer em pesadelo. Pedimos que todos ajudem-nos a prevenir afogamentos. Nós, bombeiros costumamos destacar sempre uma frase que é: – Água no umbigo, sinal de perigo”, destaca.
 

destaques

Lista com 50 itens básicos de consumo ultrapassa valor do salário mínimo

O consumidor de Lençóis Paulista está pagando cada vez mais caro para abastecer a despensa. Com mais um mês de alta, o...

Com homenagem a escritor Ênio Romani, FILLP começa na terça

Está tudo pronto para a realização da 12ª edição do FILLP (Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista), que neste ano, por...

Maior peça da caldeira chega à Bracell neste final de semana

Neste final de semana, uma das maiores e principais peças da caldeira do Projeto Star, obra de expansão da Bracell em Lençóis...

Lençóis tem 140 pessoas vivendo com HIV, diz Secretaria de Saúde

A última terça-feira (1) foi marcada pelo Dia Mundial da Luta Contra a Aids. A data foi instituída no Brasil e outros...

Lençóis irá receber equipe policial de Bauru para registro de ocorrências

Conforme noticiado na edição do último sábado (28), desde a terça-feira (1), a Delegacia da Polícia Civil de Lençóis Paulista passou a...