Criminosos usam pandemia para aplicar novo golpe

Se identificando como funcionários do Ministério da Saúde, bandidos tentam obter dados para clonar o WhatsApp

Ligações e mensagens falsas enviadas em nome do Ministério da Saúde são a mais nova tática de criminosos para aplicar golpes aproveitando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), agora utilizando a aguardada vacina. Com diversos registros, as autoridades alertam para que a população fique cada vez mais atenta.

Moradores de diversas cidades, inclusive Lençóis Paulista, têm recebido uma ligação suspeita. Do outro lado da linha, alguém se identifica como funcionário do Ministério da Saúde coletando dados para a aplicação da vacina e pede a confirmação do número enviado por SMS para clonar o WhatsApp da vítima.

Segundo as informações obtidas pela reportagem, esses números seriam os códigos de ativação das contas do WhatsApp. Toda vez que um usuário quer cadastrar o aplicativo em um telefone precisa dessa confirmação. Agora, os criminosos usam a pandemia para aplicar esse novo golpe.

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista fez um alerta à população nesta semana através de uma nota informativa: “Informamos que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem registrado denúncias de golpes que vêm sendo aplicados, visando clonar números de telefone celular e WhatsApp”.

À reportagem, o investigador da Polícia Civil, Júlio César de Lima, recomendou que a população não forneça nenhum dado pessoal via telefone quando receber ligações e não tiver certeza da origem. “Caso tenha informado, procurar de imediato as autoridades policiais para registro de ocorrência”, frisou.

destaques