Prefeitura trabalha na conclusão do Piloto de Floresta Urbana

FLORESTA URBANA – Árvores foram plantadas ao longo da Avenida Nações Unidas, no Núcleo Habitacional Luiz Zillo (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista trabalha para concluir o Piloto de Floresta Urbana do município, que está localizado na Avenida Nações Unidas, no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, via importante e de grande circulação na região, onde se encontram escolas como a EMEI Yvonne Conti (ensino infantil); Escola Estadual Rubens Pietraroia, e EMEF Luiz Zillo, além do Estádio Municipal João Roberto Vagula (Vagulão) e do Ginásio Municipal de Esportes Hiller João Capoani (Toniquinho). A conclusão da ação atende aos critérios e ações do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e acontece na semana em que se comemora o Dia da Árvore, data que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da arborização urbana.
O Piloto de Floresta Urbana é uma das ações da diretiva Arborização Urbana, que representa a importância das árvores no meio ambiente, além de ser um referencial de sustentabilidade e paisagismo aplicado para melhor qualidade de vida da cidade. A estrutura para se ter um Piloto de Floresta Urbana envolve a presença de árvores dos dois lados da via e no canteiro central, calçada ecológica com plantio de grama, aspecto da fiação ou ausência de fiação, aproveitamento de árvores já existentes e plantio de outras espécies (no caso resedás e oitis), mínimo de 100 metros de extensão em via de grande circulação e placa de identificação localizada na extensão da avenida.
O Piloto de Floresta Urbana será incluído no conjunto de ações a serem apresentadas para prazo da certificação final do Programa Município Verde Azul, que se encerra no próximo dia 1 de outubro. A ação também requer a gestão participativa, ou seja, que os cidadãos ou moradores próximos ajudem a cuidar para o sadio desenvolvimento das árvores.

destaques