Meio Ambiente alerta para risco de queimadas urbanas

Secretaria ressalta que queimadas para limpeza de terreno, preparo do solo, ou para se livrar de entulhos, é crime

Após um incêndio ocorrido no último final de semana no Ecoponto do Senai, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Defesa Civil de Lençóis Paulista publicaram um alerta sobre o risco de queimadas urbanas, tanto acidentais quanto criminosas, no período de seca.

O período de estiagem está relacionado à ausência de chuvas previstas entre os meses de abril e outubro. A Secretaria ressalta que queimadas para limpeza de terreno, preparo do solo, ou para se livrar de entulhos é crime e podem causar grandes problemas ao Meio Ambiente.

A população também não deve descartar bitucas de cigarro em margens de rodovias ou áreas de risco e produtos inflamáveis não devem ser jogados em contentores do Programa Coleta Certa, que, por serem feitos de plástico, derretem e estragam em contato com o fogo.

Em caso de queimada, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros para a contenção do fogo através do número 193. A fiscalização ambiental também pode ser acionada através do telefone (14) 3269-7054. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques