Lençóis Paulista comemora o Dia do Meio Ambiente mantendo ações

COLETA CERTA – Programa lançado no ano passado já atende sete bairros e deve ser ampliado para toda a cidade (Foto: Divulgação)

Ontem (5) foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data definida em 1972 quando ocorreu a 1ª Conferência Mundial do Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia. Em Lençóis Paulista a data é definida pela Lei Municipal 3976/2009, que estabelece as datas comemorativas ambientais. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente aproveita a data para contar um pouco de suas ações do dia a dia em suas diversas áreas.
Para a secretária Edéria Pereira Gomes Azevedo o Dia Mundial do Meio Ambiente serve para alertar sobre a importância da realização de tarefas que visem cuidar do mundo em que vivemos. Neste sentido, a Secretaria tem um histórico promissor e elogiável no desempenho de suas funções e ações de gestão ambiental, sendo destaque no Programa Município Verde Azul (PMVA), tendo recebido o Prêmio Franco Montoro por ser o primeiro da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré.
Lençóis Paulista encontra-se entre os primeiros classificados entre os 645 municípios paulistas no desenvolvimento das dez diretivas do PMVA (Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos) junto à comunidade, com olhos para melhorias da conservação e preservação do meio ambiente, e promoção da sustentabilidade.
Um dos programas de maior destaque mantidos pela Secretaria é o Coleta Certa, lançado em abril do ano passado. A mecanização do sistema de coleta de lixo orgânico e reciclável por meio da utilização de contentores teve início no Jardim Ubirama, Jardim Humaitá e Parque Antártica. No início deste ano o projeto foi ampliado e passou a atender os moradores do Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Jardim América, Parque Rondon e toda a região da Cecap.
Pelo programa Coleta Certa, o material reciclável deve ser depositado nos contentores verdes e o lixo orgânico no contentor azul, tudo devidamente separado pela população. O programa deve ser expandido gradativamente para outros bairros e o objetivo é o de abranger toda a área urbana. Além de contribuir para a limpeza urbana, o programa trouxe outro ponto positivo: a melhoria das condições de trabalho dos profissionais coletores.
No mês passado também teve início a operação do novo aterro sanitário, que passou a receber todo o lixo coletado na cidade. A área, devidamente licenciada, atende todas as exigências da legislação ambiental e conta com portaria, isolamento físico, drenagem de chorume, drenagem de águas pluviais, drenagem de gases e controle de recebimento de cargas. Com possibilidade de ampliação, o local tem capacidade para atender a demanda pelos próximos 20 anos.
Entre as principais ações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista estão a arborização urbana; a manutenção da usina de reciclagem, a fiscalização ambiental; a limpeza urbana, a patrulha agrícola, hortas e pomares comunitários; trabalho de educação ambiental, serviço de coleta de resíduos sólidos e serviço de poda de árvores em vias públicas. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (14) 3269-7054.
Secretaria revitalizará Av. Jácomo Augusto Paccola
No segundo semestre de 2020 o canteiro central da Avenida Jácomo Augusto Paccola, localizada na Zona Leste da cidade, receberá uma atenção especial por parte das equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista, que pretende, já a partir de agosto, revitalizar a avenida com o plantio de 450 Ipês Amarelos, dando uma cara nova à via.
“O Ipê amarelo se adéqua mais a canteiros de avenidas por não crescer tanto como os demais. Os estudos foram no sentido de dar um novo visual à avenida, sempre preservando a segurança dos condutores”, comenta a secretária Edéria Pereira Gomes, que explica que os cerca de 450 ipês serão plantados em toda extensão da avenida, que liga o Jardim do Caju aos altos da Cecap.
Enquanto realiza todo trâmite para compra das mudas, a Secretaria segue com suas equipes realizando o trabalho de rotina, com manutenção de áreas públicas e concluindo as obras nas praças do Jardim Santa Terezinha, Parque Elisabete, Jardim Village e o trabalho de revitalização da praça localizada no Jardim Nova Lençóis. Outro trabalho que vem sendo desenvolvido é o de revitalização da área verde do Jardim Carolina, um bosque entre as ruas Regina Rissato Paccola e Armando Veronesi.

destaques