Coleta Certa chega ao Júlio Ferrari e Maria Luiza IV

Com programa iniciado em 2019, coleta mecanizada atinge 70% de cobertura em Lençóis Paulista

Os últimos bairros de Lençóis Paulista contemplados pelo Programa Coleta Certa neste ano são o Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari e o Jardim Maria Luiza IV. Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A distribuição dos contentores deve ser finalizada em poucos dias. Com a implantação, 70% da cidade terá coleta mecanizada de lixo com a distribuição de mais de 2 mil contentores.

O Programa Coleta Certa foi iniciado em abril de 2019, com a implantação do serviço nos jardins Ubirama e Humaitá e no Parque Antártica. Em fevereiro deste ano, o projeto teve sua segunda etapa concluída, com a ampliação para o Jardim América e Núcleo Habitacional Luiz Zillo. Na terceira etapa, em março, foi a vez da Cecap receber a coleta mecanizada.

A ampliação teve sequência em julho, quando os contentores foram distribuídos nas vilas Irerê e da Prata e nos jardins Bela Vista e Village. Em agosto, o programa chegou aos jardins Alvorada, das Nações, Nelli, Nova Lençóis e Primavera, às vilas Bacili, Contente, Cruzeiro, Mamedina, Repke e São João e ao Parque Elizabeth. Em setembro, foi a vez dos jardins Europa, Ibaté, Itapuã, Príncipe e Santa Terezinha.

Para o início do próximo ano, Edéria Azevedo, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista, explica que está sendo avaliada a ampliação para o Centro da cidade, Jardim Itamaraty e bairros novos, como o Jardim Planalto. Além da distribuição dos contentores, está prevista a aquisição de um caminhão higienizador, que deve otimizar o trabalho.

Atualmente, os contentores sujos são substituídos por outros limpos e encaminhados para a higienização em local específico. Com o caminhão higienizador, a substituição não precisará ser feita, já que o contentor deve ser higienizado no próprio local. O valor do investimento é estimado em R$ 800 mil e deve ser viabilizado pela venda de imóveis ociosos, autorizada recentemente pela Câmara Municipal.

CONSCIENTIZAÇÃO

Edéria Azevedo explica que o Coleta Certa é bem aceito pelos lençoenses, mas que ainda é preciso ter cuidado ao separar o lixo. O contentor azul é para depósito de lixo orgânico, como cascas de alimentos, resto de comida. O contentor verde é para material reciclável como caixa de leite, garrafa pet. “Quando o lixo é depositado de forma incorreta no contentor o trabalho da reciclagem fica mais difícil”, ressalta.

destaques