Saúde antecipa vacinação para idosos a partir de 64 anos

Em Lençóis Paulista, aplicação das doses acontece neste sábado (24) no recinto da Facilpa

Depois do anúncio da antecipação do início da vacinação para os idosos a partir dos 64 anos de idade, feito pelo Governo do Estado de São Paulo na última terça-feira (20), as Prefeitura Municipais da microrregião de cobertura de O ECO também reorganizaram seus cronogramas. Areiópolis, Borebi e Macatuba já iniciaram a aplicação das doses; já Lençóis Paulista inicia a imunização neste sábado (24).

A exemplo do que vem ocorrendo com as outras faixas etárias, o início da vacinação para os idosos de 64 anos acontece no recinto da Facilpa (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista). A aplicação das doses, em sistema drive-thru, será feita das 8h às 12h. Segundo a Secretaria de Saúde do município, cerca de 600 pessoas integram o grupo.

Na quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, também no recinto da Facilpa, conforme o previsto, foi iniciada a vacinação dos idosos de 65 e 66 anos, grupo que conta com cerca de 1,1 mil pessoas. Quem não conseguiu comparecer, deve fazer o agendamento pelos telefones (14) 3269-1970 e (14) 3269-1971 para receber a vacina no Ambulatório de Especialidades Dr. Antonio Tedesco, no Centro.

Quem estiver apto a receber a primeira dose deve comparecer ao local de vacinação munido de documento com foto, CPF e Cartão Cidadão municipal. A recomendação é para que todos façam o pré-cadastro no site VaciVida, do Governo do Estado de São Paulo, para agilizar o processo. Basta acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br, clicar no botão “Pré-Cadastro” e preencher os dados.

Também nesse sábado (24), no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, segue a aplicação da segunda dose para idosos e profissionais de saúde, de acordo com a indicação nos respectivos cartões de vacinação entregues na ocasião da aplicação da primeira dose. Quem já puder completar o esquema vacinal deve comparecer ao local das 8h às 15h, com os documentos e o cartão de vacinação.

PRÓXIMA ETAPA

Segundo Ricardo Conti Barbeiro, secretário de Saúde do município, a ideia é aproveitar a antecipação do cronograma para iniciar a vacinação dos idosos de 63 anos já na próxima quarta-feira (28), feriado municipal do aniversário de 163 da cidade, mas tudo depende do recebimento de novos lotes de vacina da Secretaria Estadual de Saúde. Até o fechamento desta matéria, não havia previsão.

“Estamos aguardando um posicionamento. Procuramos seguir o Plano Estadual de Imunização, mas estamos atuando dentro da nossa realidade. Além de dependermos do recebimento de novas doses do Governo do Estado, precisamos mobilizar muitos profissionais para a linha de frente, para atender a demanda de atendimento no Hospital Nossa Senhora da Piedade”, explica.

MICRORREGIÃO

Conforme já citado, Areiópolis, Borebi e Macatuba já iniciaram a vacinação dos idosos de 64 anos. Em Areiópolis, que está fazendo a aplicação das doses em domicílio, de acordo com os cadastros da Secretaria de Saúde, a imunização começou na quinta-feira (22). Borebi deu início ao trabalho nessa sexta-feira (23), também com as equipes se deslocando até as residências dos idosos.

Já Macatuba, na mesma data, mobilizou as quatro unidades do PSF (Programa de Saúde da Família):  PSF Bocayuva, PSF Central, PSF Planalto e PSF Santa Rita. Quem integra o público-alvo da vacinação e ainda não recebeu nenhuma dose, deve entrar em contato pelos telefones (14) 3298-9903 e (14) 99799-7284. Os mesmos números podem ser utilizados para esclarecer dúvidas.

BALANÇO

De acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo, até na quinta-feira (22) as quatro cidades da microrregião haviam aplicado 18.026 vacinas, entre primeira (12.415) e segunda (5.611) doses. Em percentual de cobertura, Macatuba liderava o ranking, com 13,35% da população vacinada, seguida por Borebi (12,78%), Lençóis Paulista (12,58%) e Areiópolis (9,84%).

Em relação ao número de vacinas, Lençóis Paulista encabeçava a lista, com 12.370 aplicações entre primeira (8.676) e segunda (3.694) doses. Na sequência, apareciam Macatuba, com 3.606 doses (2.298 / 1.308); Areiópolis, com 1.556 doses (1.098 / 458); e Borebi, com 494 doses (343 / 151). Apesar do avanço, o secretário de Saúde de Lençóis Paulista reforça que é preciso manter atenção aos protocolos.

“Ainda não sabemos por quanto tempo isso vai durar e temos que aprender a conviver com a Covid-19. A vacinação de boa parte da população vai diminuir os casos, mas isso ainda vai levar um tempo. Mesmo assim, o vírus vai continuar existindo e, por isso, não podemos ignorar o uso de máscara, a higienização e o distanciamento pessoal. Só assim, conseguiremos conter o contágio”, destaca.

destaques