Prado, Manezinho e vereadores tomam posse em sessão solene

Cerimônia também foi marcada por eleição de Bibaia para a presidência da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Lençóis Paulista empossou na manhã desta sexta-feira (1), os eleitos para o mandato 2021/2024. Na sessão solene, realizada na Sala de Sessões Mário Trecenti, assumiram seus respectivos cargos o prefeito Anderson Prado de Lima (DEM), o vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, o Manezinho (PSL), e os 12 vereadores escolhidos para compor o Legislativo. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento não foi aberto ao público.

A sessão foi conduzida pelo vereador Nardeli da Silva (DEM), mais votado nas eleições do dia 15 de novembro, com 1.390 votos. Quem assumiu o posto de secretário foi o vereador Damião Augusto Xavier de Oliveira, o Professor Guto (MDB), responsável pela leitura do rito. A cerimônia também marcou a eleição do vereador Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia (PODE), para a presidência da Mesa Diretora da Casa de Leis no biênio 2021/2022.

Também assumiram suas cadeiras Andreia Bernardo Zaratini Martinelli (PSL), que se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Francisco de Assis Naves, o Chico Naves (MDB), Irani Gorgonio (PSDB), Leonardo Henrique de Oliveira, o Dudu do Basquete (CIDA), Luiz Gonzaga da Silva, o Luizinho do Açougue (PL), Mirna Adriana Justo (PSDB), Renato da Silva Góis, o Papa Góis (DEM), Rômulo Paulon Pegolo (PP) e Valdivino Miguel Barbosa (PSC).

Em seu discurso de posse, o prefeito Anderson Prado de Lima falou da responsabilidade dos cargos e pediu união entre Executivo e Legislativo. “Jamais exerceria o mandato de prefeito sem um trabalho conjunto com a Câmara Municipal. Porque cada um dos senhores e senhoras representam 70 mil lençoenses. Vamos seguir nesse bom entendimento para o bem de Lençóis Paulista, e para o bem, principalmente, dos que mais precisam”, disse o prefeito.

Eleição da Mesa Diretora foi marcada por discussões acaloradas

A eleição para a definição da Mesa Diretora teve apenas uma chapa apresentada, com Nardeli, como presidente, Professor Guto, como vice-presidente, Bibaia, como primeiro-secretário, e Luizinho do Açougue, como segundo-secretário. Porém, a vereadora Mirna Justo pediu impugnação da chapa citando desconformidade com o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, que vedam a recondução de vereadores às mesmas funções.

O motivo da divergência, que resultou em uma troca de farpas entre Nardeli e Mirna, foi o fato de Nardeli, Bibaia a Luizinho terem ocupado os mesmos cargos no biênio anterior (2019/2020). Nardeli tentou convencer os colegas que uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) havia permitido a reeleição de um mandato para outro, mas Mirna argumentou que a decisão se aplicava apenas à esfera federal, não tendo efeito no âmbito municipal.

Após muitas discussões acaloradas, Bibaia, que era um dos cogitados para chefiar o Poder Legislativo, foi à tribuna sugerir uma mudança na composição da chapa, se candidatando à presidência com Nardeli como vice, Professor Guto como primeiro-secretário e Chico Naves como segundo-secretário. Feitas as devidas alterações, os parlamentares, finalmente, realizaram a votação e aprovaram a composição da nova Mesa Diretora por unanimidade.

Ao assumir a palavra já como presidente eleito, Bibaia agradeceu pela confiança dos colegas e disse que, mesmo não esperando pelo desfecho, se sente preparado para assumir a presidência do Legislativo. Em tom conciliador, pediu harmonia e paz entre os vereadores e se colocou à disposição de todos para o que for preciso. Também destacou que aprendeu com todos ao longo de sua trajetória e que dará o máximo de si para representar bem o povo.

Ao final, se dirigiu ao vice-prefeito Manezinho, que em 2017 se tornou o primeiro presidente negro e nordestino da Câmara local, revelando que se espelhou muito em sua trajetória, que agora se repete com ele próprio. “Nós, nordestinos, um baiano e um pernambucano, estamos fazendo história em Lençóis Paulista, essa cidade que nos abraçou e que nos dá a oportunidade de mostrar nossa essência, de mostrar o que viemos fazer”, disse.

destaques