Foco, força e fé

Atleta Eduardo Caldeira conta sua trajetória no esporte e aponta benefícios dos exercícios físicos

A prática do esporte traz, comprovadamente, inúmeros benefícios para a saúde física e mental de um indivíduo. Pensando em incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, foi criado o Dia do Esportista. Comemorada nessa sexta-feira (19), a data foi estabelecida em 1993.

Eduardo Caldeira Barros, de 55 anos, sabe bem as dificuldades e prazeres de ser um esportista. Formado em educação física, o atleta é praticante de Duathlon, um esporte que se inicia com corrida, parte para o ciclismo e finaliza novamente com a corrida. Caldeira atua em duas modalidades: o Duathlon Olímpico (5 km de corrida/ 40 km de ciclismo/ 10 km de corrida) e o Duathlon Sprint (2,5 km de corrida/ 20 km de ciclismo/ 5 km de corrida).

Apesar de ter nascido em Osasco, Caldeira reside em Lençóis Paulista há mais de 35 anos e se apaixonou pelo município desde o início. Começou praticando esportes ainda criança, mas foi na “Cidade do Livro”, em 1985, que começou levar a atividade a sério, quando foi convidado para participar dos Jogos Regionais. Nunca mais foi embora! Desde aquela época, representa a cidade com muito orgulho em todas as competições.

Caldeira afirma que o interesse público aumentou notavelmente em relação à prática desportiva, citando um crescimento no número de corredores presentes nas ruas da cidade. “Também é notável o quanto as pessoas se orgulham de compartilhar suas superações no esporte e o quanto se inspiram em pessoas que consideram como exemplos, seja por sua dedicação, resultados ou comportamento”, aponta.

Além de atleta, Caldeira também é professor. Seu pai sempre foi um grande incentivador dos esportes, o que o fez se apaixonar pelos exercícios e iniciar sua vida cedo no meio esportivo, aos 10 anos, jogando futebol. Mais tarde, entrou para o Exército e se tornou atleta jogando futebol e praticando corrida. Mesmo após sair, continuou praticando corrida e, depois de se formar, começou uma nova etapa de sua vida: “Me tornei professor da Prefeitura Municipal de Lençóis, onde estou até os dias de hoje. Atualmente, sou técnico da equipe de vôlei adaptado da melhor idade”, conta.

Caldeira acredita que o esporte possui o poder de transformar a vida das pessoas para a melhor, aumentando a autoestima, aperfeiçoando o comportamento e auxiliando nos relacionamentos. Segundo ele, entre os benefícios que o esporte traz, é possível pontuar os principais: saúde, foco, disciplina, perseverança, força, cooperação, altruísmo, autoconhecimento, respeito à diversidade, superação, lealdade, honestidade, objetivos e tolerância às frustrações. “São valores intrínsecos e constantes que observamos nos esportistas”, finaliza.

CONFIRA AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DO ATLETA

OURO

– Campeão no Duathlon Power Man Brasil, em 2017, em Indaiatuba

– Tricampeão Paulista de Duathlon Sprint, entre 2016 e 2018

– Pentacampeão da Copa Interior de Duathlon Sprint, entre 2014 e 2018

Prata

– Duas vezes vice-campeão do Troféu Brasil de Triathlon Sprint, em 2012, em São Paulo e Santos

– Três vezes vice-campeão no Campeonato Brasileiro Alphaville, entre 2017 e 2019

Bronze

– Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro Porto Alegre, em 2016

– O atleta também foi três vezes convocado para o mundial de Duathlon: Canadá (2017), Dinamarca (2018) e Espanha (2019)

destaques