Volta das atividades presenciais divide escolas particulares

Algumas instituições seguem apenas com ensino remoto; outras aderem aos rígidos protocolos estabelecidos para o retorno

Desde a última segunda-feira (28), as escolas particulares de educação básica de Lençóis Paulista, inclusive creches e berçários, já estão autorizadas a retornar com as atividades presenciais de reforço e recuperação da aprendizagem, acolhimento emocional e atividades esportivas e culturais. Uma série de protocolos específicos foi determinada para evitar que haja contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) nas unidades escolares e que os alunos levem o vírus para casa.

Apesar da autorização, algumas instituições de ensino optaram por seguir com as aulas 100% on-line. É o caso do Colégio Portinari, que realizou uma pesquisa interna com o objetivo de conhecer a opinião dos pais sobre o assunto. “O resultado mostrou que 68% dos pais não querem que os filhos voltem à escola, preferindo as aulas remotas. Diante de um cenário de tanta incerteza e insegurança, com intuito de zelar pelos nossos alunos, colaboradores e familiares, decidimos continuar com aulas on-line e não voltar com as aulas de reforço e acolhimento. Daremos todo o apoio necessário para a continuação das atividades remotas neste ano, para que 2021 seja de ajustes emocionais e de conteúdo”, destaca Sandra Lima, diretora pedagógica do colégio.

Ainda segundo Sandra, outras questões foram levantadas pelo colégio antes de a decisão ser tomada. “Neste ano não teremos mais tempo hábil para retomar o conteúdo em defasagem. Estamos no momento de replanejamento para que, em 2021, sejam feitos os ajustes necessários. Sobre a limitação de até 20% do número de alunos, conforme decreto publicado, provavelmente o aluno irá à escola uma ou duas vezes por semana, por apenas três horas. O acolhimento emocional já existe em nossa unidade, pois dentro da grade curricular temos as aulas de Educação Socioemocional, com suporte não só durante as aulas, mas também individualmente para alunos e pais. Esse processo de acompanhamento ocorreu durante toda a fase da pandemia e continuará sendo realizado”, reforça.

A Escola de Educação Infantil Pinguinho de Gente decidiu voltar apenas com o reforço escolar, de maneira híbrida, mesclando o presencial e o remoto. “Quando a maioria das atividades começaram a ser flexibilizadas, percebemos que poderíamos nos preparar para esse retorno. É claro, sabíamos que não seria fácil e que não poderia ser uma volta com todos os alunos. Portanto, essa volta se deu com reforço escolar, ou seja, uma busca ativa daquelas crianças as quais os pais já haviam voltado a trabalhar e que não conseguiriam realizar as atividades remotas”, afirma Juliana Oliveira, professora e coordenadora da escola.

Juliana faz questão de reforçar que, além dos protocolos exigidos, a escola também está com número bem reduzido de alunos. “A maior dificuldade é não poder abraçar e beijar aquelas fofuras, além de promover o distanciamento social a todo momento. Nessa faixa etária, a rotina e o convívio social são fundamentais para o desenvolvimento adequado da criança. Sem contar que o ensino remoto vem sendo desafiador, pois muitos alunos sentem dificuldade em acompanhar o conteúdo aplicado”, finaliza a professora e coordenadora.

Vale lembrar que uma série de protocolos específicos foi determinada para evitar que haja contaminação pela Covid-19 nas unidades escolares e que os alunos levem o vírus para casa. As regras seguem o que já vem sendo realizado em outros setores e envolvem distanciamento social, higiene pessoal, higiene e limpeza de alimentos e monitoramento. Além disso, os pais devem preencher e assinar uma declaração, autorizando os filhos a retornarem às atividades presenciais. Outro ponto importante do decreto é com relação à limitação de presença a até 20% do número de alunos matriculados na respectiva série ou etapa, observando o número máximo de cinco alunos por sala.

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