Escolas de Lençóis avançam no IDEB

Indicador que mapeia a aprendizagem no Brasil também mostra projeção de crescimento

Alunos das escolas públicas de Lençóis Paulista apresentaram avanço no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador nacional que mapeia a aprendizagem no Brasil. O levantamento é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), que publicou o resultado de 2019 na semana passada.

Em 2017, o IDEB das escolas municipais e estaduais de Lençóis Paulista ficou na casa dos 6,6. Em 2019, pulou para 6,7, bem acima da média nacional que foi de 4,2. Destaque para a ETEC Cidade do Livro, que atingiu o índice de 6,3, acima da média das escolas públicas do Brasil, que foi de 5,0.

Com o resultado, a Escola Técnica figura entre as 100 melhores escolas públicas do estado de São Paulo e as 150 melhores escolas do Brasil. Outro destaque foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amelia Benta do Nascimento de Oliveira, que pulou de 5,9 em 2017 para 7,1 em 2019.

“Os dados apresentados pelo IDEB são um recorte da complexidade que envolve o processo de ensino e aprendizagem. A busca por melhores resultados faz parte do bloco de metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade.

São fatores que implicam investimentos (estruturais e pedagógicos), os quais a Prefeitura Municipal viabiliza intensamente. Esses investimentos devem convergir no fazer diário das escolas, o que implica ações e práticas efetivas dos recursos materiais e humanos, visando sempre o pleno desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.

Considerando que esse é um dos instrumentos de análise do rendimento escolar, devemos comemorar sempre todo e qualquer resultado positivo que impacte na aprendizagem das crianças e adolescentes”, afirma Meiri Montanhero, secretária de Educação de Lençóis Paulista.

Apesar dos bons resultados, algumas instituições de ensino caíram no IDEB. Segundo Meiri, essa disparidade entre uma escola e outra é reflexo de diversos fatores. “O intuito do IDEB é medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, de maneira progressiva.

O peso da retenção impacta muito no desempenho da escola como um todo. Outro fator relevante é o contexto interno de cada unidade escolar, envolvimento, singularidades das turmas, fluxo de alunos e professores por situações que podem ocasionar essa alternância”, garante.

A meta geral que o Brasil deve chegar em 2021, anos iniciais é 6,0, que é o mesmo patamar educacional da média dos países participantes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e que Lençóis Paulista já atingiu.

“Nesse sentindo, temos que ser otimistas e trabalhar para pensarmos na melhoria dos resultados internos de cada escola e, consequentemente, do município, prezando sempre que possível, pela equidade.

Em nome da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, aproveito a oportunidade para parabenizar todos os professores e demais profissionais da educação, bem como e principalmente os alunos e os familiares que acompanham a vida escolar de seus filhos e acreditam no trabalho desenvolvido pela educação no município”, finaliza a secretária.

destaques

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...