“A vida me escolheu como professor”

Hudson dá aulas de Química e Física e foi indicado pela Etec como Professor Inspirador

Nessa quinta-feira (15) foi comemorado o Dia do Professor e entre tantos mestres lençoenses destacamos hoje a história de Hudson Bernardo Castanheira. Com 46 anos de idade, há 22 anos ele se dedica às salas de aula, cerca de nove deles a Etec Cidade do Livro, em Lençóis Paulista. À frente das disciplinas de Química e Física, Hudson recentemente foi escolhido entre os demais docentes e alunos como o Professor Inspirador da unidade.

A indicação veio com a iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de São Paulo e da Assessoria de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza que criaram o Prêmio Professor Inspirador entre Etecs e Fatecs. Hudson foi o representante da Etec Cidade do Livro. “A indicação foi uma surpresa e, com certeza, aumentou minha responsabilidade em sala de aula”, diz o professor, que lembra que sua história com a Educação começou por acaso, ou, como ele mesmo diz, porque a vida quis.

Ao estudar Química e estagiar na indústria, Hudson percebeu que faltava um algo a mais para se sentir realizado. O complemento veio em sala de aula. “Não foi um desejo, mas a vida me escolheu como professor, como se ela me dissesse: o que você vai dar pra mim?”, conta. Desde então, ele dá aulas de Química e Física e já passou por diversas escolas, cursinhos e faculdades da cidade e região. Na Etec, ele leciona para alunos regulares e do curso técnico em Química, dos 14 aos mais de 40 anos de idade.

E foi entre reações química, ácidos e bases que o professor encontrou uma fórmula especial: a de ensinar e inspirar seus alunos. Para chegar a este resultado, Hudson explica o passo a passo da composição. “Tem que ter vontade, que pode ser traduzida como paixão. Tem que dominar o conteúdo que vai ser ministrado, criar novos caminhos para transmitir o conhecimento, elevar o aluno e ter uma equipe competente e eficiente para caminhar junto a formação de cada estudante”, revela.

A elevação citada, Hudson diz que significa ensinar além das apostilas e mostrar aos alunos as oportunidades que eles podem ter e criar em relação a vida. “Já dizia Isaac Newton: – Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, ressalta o professor, um gigante em sala.

Uma das características das aulas de Hudson para entreter os alunos, é criar um contexto a partir do assunto a ser abordado. “Quando explico sobre as leis de Newton, por exemplo, gosto de contextualizar sobre a época que ele viveu e outras curiosidades. Desta forma, consigo fazer uma interdisciplinaridade e chamar a atenção de quem não gosta tanto de química ou física. Faz parte da fórmula da inspiração despertar o interesse”, explica.

NOVA FASE

Acostumado às salas de aula, o professor, como os demais colegas e alunos, teve que se adaptar à nova realidade. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas on-line ganharam espaço e mostram que vieram para ficar. “Para mim foi muito difícil no começo, mas este é o futuro da educação, é inevitável”, diz. “Ser professor é isso, é um exercício de humildade, você é um eterno aprendiz, não só de novos conhecimentos, mas, como agora, de novas formas de transmiti-lo”, completa.

Como professor inspirador e diante do novo cenário, Hudson conta que ainda tem muito a fazer. “Me sinto realizado como professor, porém, me sinto na responsabilidade, ainda mais hoje em dia, de diminuir a ansiedade que o mundo vem causando nos estudantes”, finaliza.

destaques

Homem de 47 anos morre afogado

Um homem de 47 anos morreu afogado na tarde desse último domingo (18). A fatalidade foi registrada por volta das 17h em...

Termina hoje (19) prazo para rematrícula de alunos na rede estadual

Depois de prorrogado, termina hoje (19) o prazo para rematrícula para o ano letivo de 2021. A solicitação pode ser feita pelo...

Mesmo em meio à pandemia, Lençóis abre 2.658 vagas de emprego em 2020

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) segue afetando drasticamente a economia do Brasil, principalmente em relação ao mercado de trabalho, mas Lençóis...

Inadimplência cresce quase 20% na pandemia

O valor total da inadimplência registrado de abril a setembro deste ano, meses marcados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi 19,8%...

Dia D de vacinação contra a poliomielite mobiliza região

Crianças e adolescentes estão convocados a participar da Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que tem seu Dia D marcado para...