Lojistas fazem balanço positivo de primeira semana com horário estendido

Estabelecimentos estão funcionando até às 22h desde a última segunda-feira (7)

Faltando menos de 15 dias para o Natal, os lojistas de Lençóis Paulista estão otimistas, mas, ao mesmo tempo, cautelosos em relação às vendas para este final de ano. Desde a segunda-feira (7), data em que o comércio local começou a atender em horário estendido, das 10h às 22h, a movimentação de pessoas passou a ser maior no Centro da cidade. A expectativa é que nos próximos dias o movimento seja ainda mais intenso.

Mesmo com o cenário de pandemia deste ano, o presidente da Acilpa (Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), José Antonio da Silva, o Neno, faz um balanço positivo para a primeira semana do comércio atendendo em horário especial. “Sabemos que a primeira semana tem um movimento menor, se comparado aos dias mais próximos do Natal. A economia de Lençóis Paulista está diferente de outras regiões. Acredito que será um final de ano bom para o comércio lençoense e, se não houver uma segunda onda da pandemia, um 2021 de recuperação”, destaca.

À reportagem de O ECO, alguns comerciantes revelam que as expectativas são as melhores possíveis, alguns, inclusive, apostam em aumento de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Como no caso do gerente de vendas das Lojas ÉdMais, Gilgleison Ezequiel de Oliveira. “A movimentação à noite está dentro do esperado e estamos atingindo todas as metas. Nossa compra de mercadoria foi a mesma do ano passado. Fizemos algumas contratações de funcionários, pois estamos apostando nas promoções em todos os setores da loja. Se compararmos as vendas com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 10%. Com certeza, o clima é de otimismo e esperamos melhorar ainda mais nossas vendas”, diz.

O clima de otimismo e confiança também pode ser percebido em outros estabelecimentos, como na loja Carla Médola Style. “Nós, comerciantes, sempre temos que ter boas energias e estar confiante. Para isso, preparamos uma coleção especial de presentes para o Natal, com produtos que vão de R$ 49,90 a R$ 99,90, para não pesar no bolso de quem não quer gastar muito neste final de ano. A expectativa é boa, sim. Graças a Deus, a economia em nossa cidade não parou, apesar da pandemia”, pontua Carla Médola, proprietária da loja.

CONTRAPONTO

Mas também há quem prefira ser mais cauteloso em relação às expectativas de venda deste final de ano, principalmente depois dos meses turbulentos em decorrência das restrições impostas pela pandemia, que castigou drasticamente toda a economia global, principalmente os segmentos ligados ao comércio e ao setor de serviços. Apesar de garantir que está com a loja abastecida para as vendas de final de ano e janeiro, a empresária Perla Ribeiro Lessa Chermont, proprietária da Lingerie’s, diz que fez compras com os pés mais no chão, apenas para repor os estoques.

“A primeira semana está sendo positiva, mas não por conta das vendas da noite. Em minha loja, as vendas têm ocorrido durante o dia. Estamos com uma vitrine especial de Natal e esperamos boas vendas como todo ano. Dezembro é a hora de fazermos caixa, mas neste ano não sei o que esperar. Por enquanto está muito bom, acredito que continue assim, mas como o ano foi diferente não coloco muita expectativa. Quanto a 2021, sou um pouco realista, acredito que nossa economia será abalada, pois está tudo muito caro. Sinceramente acho que será um ano bem difícil”, enfatiza.

HORÁRIO ESTENDIDO

Para quem planeja fazer as compras de final de ano nos próximos dias, vale lembrar que desde a última segunda-feira (7) o comércio de Lençóis Paulista está atendendo em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, e aos sábados, das 10h às 17h. Os estabelecimentos da cidade também abrem das 10h às 17h no próximo domingo (20), que antecede o Natal.

destaques