Revolução de 1932 é tema de filme e bate-papo

A GUERRA DOS PAULISTAS – Projeto marca celebrações pelos 88 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 (Foto: Divulgação)

Neste sábado (11), a partir das 16h, o Museu da Imagem e do Som (MIS), órgão ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe o filme “A guerra dos paulistas” e promove um bate-papo ao vivo com especialistas. A sessão, realizada em parceria com a TV Cultura e a Buriti Filmes, será transmitida pelos canais do museu (MIS São Paulo) e da Buriti Filmes no Youtube.
Dirigido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, “A guerra dos paulistas”, retrata o momento histórico da Revolução Constitucionalista de 1932, que completou 88 anos na quinta-feira (9). A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais, o filme tenta responder a perguntas sobre as motivações para o início da guerra, os envolvidos, os detalhes mais simbólicos do acontecimento e o encerramento do conflito.
Após a exibição, às 18h, tem início o bate-papo, que integra o projeto MIS Debate. Além de Luiz Bolognesi, cineasta e roteirista que assina a direção do filme, participam Cláudia Viscardi, escritora e doutora em História Social, Chico Santos, cineasta, roteirista, especialista em gênero documentário. A conversa tem mediação de Matias Pinto, historiador e apresentador do podcast Xadrez Verbal.

destaques