Programa Oficinas Culturais acontece pela primeira vez on-line

Programação tem exibições de documentários e apresentações de grandes nomes da música

Pela primeira vez, o Ciclo de Cultura Tradicional, realizado pelo programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, acontece de forma virtual, entre a segunda-feira (7) e a sexta-feira (11). O projeto ficou conhecido por percorrer o interior paulista promovendo discussões sobre as culturas caipira, caiçara e indígena, tradições afro-brasileiras e religiosidade.

Para 2020, foram convidados diferentes realizadores audiovisuais – ligados aos temas, tradições ou territórios abordados – para a criação de cinco documentários de curta-metragem. O objetivo é explorar conexões e perspectivas críticas entre passado, presente e futuro, propiciando um espaço contínuo de convivência e compartilhamento de saberes entre mestres, pesquisadores, agentes culturais e público.

Os filmes estreiam no Youtube e Facebook das Oficinas Culturais em sessões comentadas por diretores e convidados especiais, seguidas de apresentações com grandes nomes da música brasileira, como Metá Metá, Elaine Potiguara e Mateus Aleluia. A programação, disponível no site, conta com tradução para Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

destaques