Palestra com Edson Fernandes abre segundo mês de programação

Evento tem como tema a “Formação do município de Lençóis Paulista”

O projeto “Museu Vivo”, criado pela Cia Teatral Atos & Cenas por meio do programa ProAC Expresso LAB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inicia seu segundo mês de programação. A temática “Formação do município de Lençóis Paulista” começa a ser abordada na próxima quinta-feira (8), com uma palestra que leva o mesmo nome.

A palestra, ministrada por Edson Fernandes, historiador e professor de História, coautor do livro “Lençóis Paulista conta sua história”, publicado em 2008 por O ECO, fala da formação do povoamento regional e da evolução do município. O povo lençoense também tem destaque na palestra, na qual Fernandes comenta sobre os costumes e modos de vida do passado.

Na sexta-feira (9), a oficina Cerâmica, ministrada por Cassia Rando, artista plástica e educadora lençoense, toma conta do “Museu Vivo”. No encontro, ela explora e orienta sobre o manuseio da argila, ensinando maneiras de transformar o barro em arte. As transmissões vão ao ar às 19h30 pelo Facebook (@museualexandrechitto) e Youtube (Museu Alexandre Chitto).

Desde o início da programação, o “Museu Vivo” já apresentou uma série de entrevistas com lençoenses, abordando as maneiras de diversão das pessoas de antigamente, além de diversas oficinas que contaram a história de brincadeiras famosas e ensinaram a confeccionar alguns brinquedos que costumavam ser muito populares, como o ioiô e a pipa.

Na quarta-feira (7), às 8h, 9h, 13h30 e 15h, o projeto traz mais uma edição das oficinas “Jogos, brinquedos e brincadeiras”, retomando as brincadeiras clássicas e prometendo muita diversão para toda a família. “Será um mix das oficinas que já foram transmitidas. As pessoas precisam acessar o link que divulgaremos nas redes sociais”, explica o agente cultural Nilceu Bernardo.

destaques