Museu da Imagem e do Som exibe filme e debate

"Torre das donzelas" pode ser visto pelo Youtube

Em parceria com a Modo Operante Produções, o Pontos Mis, programa do Museu da Imagem e do Som, apresenta neste final de semana mais uma sessão de cinema on-line, seguida por bate-papo ao vivo. O filme em cartaz é “Torre das donzelas”, dirigido por Susanna Lira (2018, 97 minutos, indicação 12 anos). O documentário recupera a história de um grupo de mulheres presas políticas que ocupou uma cela no Presídio Tiradentes, em São Paulo.

Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível neste sábado (26), basta preencher um cadastro pelo site www.mis-sp.org.br/pontos_mis. Já o bate-papo ao vivo, com a diretora Susanna Lira e a historiadora Paula Franco, com mediação da documentarista Daniela Gonçalves, acontece às 18h no canal do Museu da Imagem e do Som no Youtube (MIS São Paulo).

SOBRE O FILME

O documentário conta a história da luta das presas políticas no Brasil, a partir da vida de mulheres militantes de esquerda na ditadura militar. Elas estiveram presas juntas na década de 1970, na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas no alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo.

Para o local eram levados os presos políticos, depois de passarem por órgãos da repressão como o Dops e o DOI-Codi. O filme vai narrar, portanto, como a história democrática do Brasil se desenhou durante os anos em que essas mulheres estiveram presas na Torre das Donzelas.

destaques