MAC recebe doação de móveis do início do século XX

Maioria das peças passará por reparos antes de ser exposta ao público

No final de maio, mês dedicado à conscientização sobre a importância dos museus para o mundo, o MAC (Museu Alexandre Chitto), em Lençóis Paulista, recebeu uma doação de cerca de 20 móveis. Todas as peças, de madeira maciça, são datadas do início do século XX e faziam parte da residência dos lençoenses Egydio e Yolanda Paccola, antigos proprietários da Casa Paccola.

O agente cultural Nilceu Bernardo revela que as doações foram feitas por Jefferson Paccola, filho do casal. Uma das peças já foi colocada em exibição, mas a maioria vai passar por uma higienização e por pequenos reparos antes de ser exposta ao público. Os móveis integrarão uma sala dedicada ao cotidiano, que formam uma ala que ilustra como eram os objetos das famílias de antigamente.

Responsável pela administração do museu, o agente cultural chama a atenção para o design das peças, com detalhes muito ricos entalhados na madeira. “O mobiliário possui um design muito bonito. Recebemos cômoda, guarda-roupa, cadeira, mesa, penteadeira e outros objetos. Ficamos muito gratos pela doação, que vai acrescentar muita cultura ao acervo do MAC”, agradece.

O Museu Alexandre Chitto está aberto ao público, mas, de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, as visitações acontecem em grupos de, no máximo, cinco pessoas e somente mediante agendamento prévio pelo telefone (14) 3264-1442. O local, que fica na Rua Cel. Joaquim Anselmo Martins, 575, no Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

destaques