Lençóis Paulista tem representante no Sistema Estadual de Museus

Nilceu Bernardo faz parte da chapa eleita para representação do SISEM

O Sisem (Sistema Estadual de Museus), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do estado. Na última terça-feira (13), foi eleita como Representação Regional de Bauru, a chapa que conta com Nilceu Bernardo, agente cultural do MAC (Museu Alexandre Chitto), de Lençóis Paulista.

“Nossa proposta principal é otimizar a rede de comunicação entre museus e arquivos e fortalecer rede de museus da região por meio de temas comuns, tais como os habitantes nativos Kaingang, Café e Ferrovia e Imigração Italiana”, destaca Nilceu Bernardo, suplente da chapa intitulada “Museus e Cultura”, que representa a região pelos próximos dois anos.

O Sisem se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. Ao todo, o sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.

Atualmente, o Sisem é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (UPPM/SCEC) por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).

destaques