FILLP alcança milhares de expectadores

De forma on-line, programação contou com diversas atrações ao longo desta semana

A primeira edição on-line do FILLP (Festival Integrado do Literatura de Lençóis Paulista) foi realizada nessa semana, entre a terça-feira (8) e a sexta-feira (11). De acordo com a organização, o evento, transmitido ao vivo pelas páginas das secretarias de Cultura e Educação e da Prefeitura Municipal, teve um alcance estimado de mais de 20 mil pessoas.

O FILLP 2020 contou com diversas atrações, entre vídeos com mensagens de autores locais e de cidades do Brasil, contações de histórias e apresentações musicais de artistas lençoenses. Lives de narrativas literárias interativas e a participação ao vivo do escritor lençoense Ênio Romani, homenageado da edição, também foram destaque da programação do evento.

Para o secretário de Cultura, Marcelo Maganha, a edição on-line do festival proporcionou uma programação cultural diferenciada para todos os públicos. “Foi um grande trabalho coletivo que envolveu autores, artistas e colaboradores. O resultado foi um evento diferenciado, com ricas atividades de incentivo à leitura nesses tempos de pandemia”, destaca.

Segundo ele, nos últimos quatro anos, a Secretaria trabalhou para que o FILLP se tornasse uma das maiores feiras literárias do país. Neste ano, a pandemia impossibilitou a presença do público, mas permitiu um alcance maior, com interação de pessoas de outras localidades. “O FILLP 2020 foi um grande sucesso. A forma on-line foi um desafio, mas teve as expectativas de visualização superadas”, frisa.

Como incentivo de leitura às crianças, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, entregou um exemplar do livro “A vida no campo”, escrito especialmente para o festival, para 7 mil crianças e jovens da Rede Pública de Ensino. O FILLP foi realizado com recursos da Lei Rouanet, com patrocínio das empresas Bracell e Lwart Soluções Ambientais.

destaques