Festival Integrado de Literatura começa na terça-feira (23)

Evento acontece de maneira híbrida com apresentações presenciais e remotas

A Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista realiza na próxima semana, entre a terça-feira (23) e a quinta-feira (25), mais uma edição do FILLP (Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista). Coproduzido pela Canta Music, o evento conta com patrocínio das empresas Bracell e Lwart Soluções Ambientais, além de apoio da Zilor Energia e Alimentos e Secretaria de Educação.

A patronesse desta edição do FILLP é a saudosa escritora lençoense Arleia Aparecida Avelino Garcia (1956-1994). Sempre envolvida com literatura, poesia e música, a homenageada lançou obras próprias e também contribuiu com algumas antologias, conquistando diversos prêmios. Em 2015, foi agraciada pela Câmara Municipal, emprestando seu nome à biblioteca legislativa.

O secretário de Cultura Marcelo Maganha explica que, como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), o evento acontece de forma híbrida, com abertura e encerramento presenciais no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti e diversas atividades transmitidas pelas redes sociais para crianças, adolescentes de Lençóis Paulista e outras localidades.

“Vamos manter as atrações dos anos anteriores, com muita música, contação de história, teatro e lançamento de livros, mas de forma on-line. Todas as crianças da Rede Municipal de Ensino vão receber o livro ‘De Onde Vem o Meu Caderno?’, um projeto muito divertido, pensado especificamente para o festival, que vai chegar a todos os nossos alunos”. completa o secretário.

“O FILLP é uma forma de trazer crianças, jovens e adultos para o teatro, aproximando ainda mais as pessoas da música, da literatura, da arte em todas as suas formas. Neste ano temos o orgulho de homenagear a Arleia, uma pessoa maravilhosa, que tanto contribuiu para a cultura lençoense, mas que nos deixou tão cedo”, afirma o prefeito Anderson Prado de Lima (DEM).

PROGRAMAÇÃO

A abertura do FILLP acontece na terça-feira (23), a partir das 20h, com discurso de autoridades, homenagens à patronesse e show com o cantor Zé Alexandre, vencedor do programa The Voice Mais 2021, da Rede Globo. Na quinta-feira (25), o encerramento do festival também é forma presencial, com o espetáculo ‘Raízes’, do cantor e compositor sertanejo Junior Hartung.

Durante os três dias de evento, nos períodos da manhã e da tarde, haverá transmissão on-line de atividades voltadas para o público infantojuvenil, como contação de histórias, teatro de bonecos, apresentações de dança e palestras com o professor Pasquale Cipro Neto e Thiago Camargo. Nos três dias, a partir das 19h, também acontecem lançamentos de livros de escritores locais.

Os ingressos para as duas atrações presenciais são gratuitos e podem ser retirados na Casa da Cultura Prof.ª Maria Bove Coneglian (Rua Sete de Setembro, 934, Centro) ou no Teatro Municipal (Rua Cel. Álvaro Martins, 790, Vila Nova Irerê). A entrega começa a partir das 12h deste sábado (20), para a abertura, e no mesmo horário da segunda-feira (22), para o encerramento.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques