Espaços culturais reabrem as portas na segunda-feira

Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Espaço Cultural, Museu Alexandre Chitto e Teatro Municipal podem retornar atividades e eventos presenciais com restrições

A Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista anunciou nessa sexta-feira (2) que os espaços culturais reabrem a partir da segunda-feira (5). A retomada das atividades acontece de forma gradual, respeitando todas as medidas preventivas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A reabertura foi definida pela Prefeitura Municipal por meio do decreto 549/2020, publicado no último dia 25. O texto regulamenta o funcionamento de serviços essenciais e não essenciais e autoriza a reabertura controlada de bibliotecas, centros culturais e museus.

Após mais de seis meses com as portas fechadas, desde o início da quarentena, em 24 de março, a população poderá voltar a utilizar a BMOL (Biblioteca Municipal Orígenes Lessa) e bibliotecas ramais, Casa da Cultura Prof.ª Maria Bove Coneglian, Espaço Cultural Cidade do Livro, MAC (Museu Alexandre Chitto) e Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Cada local estabelecerá regras de funcionamentos e atividades permitidas, de acordo com o disposto no decreto, inclusive no que diz respeito ao horário e ao limite de 40% da capacidade de usuários.

Segundo Marcelo Maganha, secretário de Cultura, outras medidas necessárias para a prevenção do contágio pela Covid-19 também serão adotadas como “Os locais devem avaliar as condições de segurança sanitária do local e adotar todas as medidas de prevenção; comunicar servidores e usuários sobre as regras de utilização; manter permanente fiscalização da conduta de servidores e usuários, que devem fazer o uso de máscaras. Todas as informações referentes aos espaços públicos podem ser sanadas através do telefone (14) 3263-6525 (WhatsApp)”, explica.

BIBLIOTECA

A BMOL (Praça Comendador José Zillo, s/n) e bibliotecas ramais da Cecap, Júlio Ferrari e Alfredo Guedes retomam as atividades de empréstimo e devolução de livros e estudo no local. O público não terá acesso direto ao acervo, que será entregue pelos servidores. Os livros devolvidos ficarão em quarentena por 10 dias. Para estudos, cada pessoa terá direito a ficar duas horas no local, respeitando o distanciamento social em cada mesa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

CASA DA CULTURA

A Casa da Cultura (Rua Sete de Setembro, 934, no Centro) retoma as aulas presenciais dos cursos de cordas friccionadas, flauta, saxofone, violino, viola, viola erudita e caipira, contrabaixo, violoncelo, violão popular e clássico, pintura em tela, balé, jazz, teatro. É proibida a presença de alunos menores de 10 anos, idosos e pessoas do grupo de risco. As aulas do Projeto Guri foram suspensas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

ESPAÇO CULTURAL

O Espaço Cultural Cidade do Livro (Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286, no Centro) retorna com o projeto Viagem Literária, porém, a data ainda não foi informada pela Secretaria de Cultura. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

MUSEU

O MAC (Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 575, no Centro), também reabre as portas para visitação do público. Até o fechamento desta matéria não havia programação de eventos no local. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

TEATRO

O Teatro Municipal Adélia Lorenzetti (Rua Cel. Álvaro Martins, 790, na Vila Nova Irerê) permanece com atividades on-line, como o projeto Circuito Digital de Artes. Até o fechamento desta edição não havia programação de espetáculos com a presença do público.

destaques

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...

Lençoenses lançam Art:Cidade

O artista audiovisual Lucas Dias Batista e o jornalista Júnior Placca lançaram na última terça-feira (17) o projeto Art:Cidade - uma vitrine...