Com homenagem a escritor Ênio Romani, FILLP começa na terça

Programação será exibida pelas páginas da Prefeitura Municipal e das secretarias de Cultura, Educação no Facebook e Youtube

Está tudo pronto para a realização da 12ª edição do FILLP (Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista), que neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), acontece de forma remota no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. A programação começa na terça-feira (8) e segue até na sexta-feira (11), com transmissão pelas páginas da Prefeitura Municipal e das secretarias de Cultura, Educação no Facebook e Youtube.

Escolhido como patrono desta edição, o escritor lençoense Ênio Romani traz o campo como tema de suas poesias. Serão quatro dias em que a população poderá receber, de dentro de suas casas, diversas formas de cultura, como a literatura, a música, o teatro, a poesia e as contações de histórias que estarão reunidas em um único evento. Com classificação indicativa livre para todas as idades, todas as atrações contam com tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Na terça-feira (8), às 20h, a abertura do FILLP 2020 será marcada pela presença de autoridades e patrocinadores, respeitando medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus. O destaque do primeiro dia é a apresentação do concerto “Orquestra Municipal de Sopros Agostinho Duarte Martins convida Eduardo Santhana”, com participações especiais das cantoras Ana Clara Ranzani, Ana Kelly, Ingrid Justino e o cantor Matheus Lessa.

Entre a quarta-feira (9) e a sexta-feira (11), a programação tem início às 9h, com apresentações literomusicais, peças de teatro, teatro de bonecos, contações de histórias e lançamentos de livros. Um dos destaques é o livro “A Vida no Campo”, escrito por Eduardo Santhana e Julinho Sertão e revisado pelo professor Pasquale, que encerra a programação do FILLP com uma palestra marcada para a noite da sexta-feira (confira ao lado a programação completa).

Segundo a organização, o desafio desta edição está na realização inteiramente on-line, “O FILLP se tornou, nos últimos quatro anos, um dos maiores festivais literários do Brasil. Creio que, neste ano, a programação transmitida de forma on-line vai permitir que um número maior de pessoas possa prestigiar o evento”, destaca Marcelo Maganha, secretário de Cultura, que lembra que o FILLP conta com recursos da Lei Rouanet e patrocínio das empresas Bracell e Lwart Soluções Ambientais.

Confira a programação completa da FILLP 2020:
Terça-feira (8)

– 20h – Abertura oficial e apresentação do concerto “Orquestra Municipal de Sopros Agostinho Duarte Martins convida Eduardo Santhana”

Quarta-feira (9)

– 9h – Apresentação literomusical “A Vida no Campo” e lançamento de livro homônimo

– 10h – Peça teatral “Caipirologia”, da Cia de Teatro Trovamores

– 14h – Contação de história “Jornal da Roça”, da Trupe TriTrot

– 15h – Teatro de bonecos “Pachamama”, com Mariza Basso Formas Animadas

– 19h – Lançamento do livro “Coleções de Amores”, de Larissa Placca

– 20h – Apresentação de poesias de Ênio Romani, patrono do FILLP

Quinta-feira (10)

– 9h – Apresentação literomusical “A Vida no Campo” e lançamento de livro homônimo

– 10h – Teatro de bonecos “O Sítio dos Objetos”, com Mariza Basso Formas Animadas

– 14h – Contação de história “Jornal da Roça”, da Trupe TriTrot

– 15h – Peça teatral “O Macaco Baterista”, de “Ilustre Criança – Desenhando a Canção”, com Jane Duboc

– 19h – Lançamento do livro “Carma dos Amaldiçoados”, de Rodolfo Braga e Thony Souza

– 20h – Concerto da Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão

Sexta-feira (11)

– 9h – Peça teatral: “Ele Infante”, de “Ilustre Criança – Desenhando a Canção”, com Jane Duboc

– 10h – Peça teatral “Maroquinha Fru Fru”, da Trupe TriTrot

– 14h – Peça teatral “Alemdalenda”, da Cia de Teatro Trovamores

– 15h – Apresentação literomusical “A Vida no Campo” e lançamento de livro homônimo

– 19h – Lançamento do livro “A História da Categoria dos Rodoviários”, de José Pintor

– 20h – Palestra com professor Pasquale

destaques