Cia Atos & Cenas prepara “Projeto Museu Vivo”

Programação conta com exposição, contação de histórias, entrevistas, palestras, peça de teatro e oficinas

A Cia Teatral Atos & Cenas ganhou a oportunidade de realizar um projeto no MAC (Museu Alexandre Chitto), em Lençóis Paulista. Através do ProAC Expresso LAB, programa do Governo do Estado de São Paulo que investe em iniciativas culturais através de concursos regulamentados, o grupo recebeu uma verba de R$ 40 mil, que permitirá a realização de vários eventos.

O agente cultural do MAC e diretor da Cia Atos & Cenas, Nilceu Bernardo, afirma que a programação é diversificada e rica em cultura. “Teremos uma exposição, contação de histórias, entrevistas, palestras, uma peça de teatro, oficinas de cerâmica, culinária, contos. Vai ser muito bacana”, aponta. O “Projeto Museu Vivo”, como foi intitulado, está programado para durar dois meses. No primeiro, o tema será “Jogos, brincadeiras e brinquedos que ainda divertem”. Já no segundo mês, a temática é outra: “Formação do município de Lençóis Paulista”.

Nilceu explica que o projeto ainda não tem data para iniciar. De acordo com a programação primária, os eventos deveriam estrear no mês de janeiro, mas um atraso do ProAC (Programa de Ação Cultural) acabou postergando a data, que ainda não foi redefinida. “Estamos com a maior parte das coisas prontas, esperando a aprovação para começarmos a divulgar”, acrescenta Bernardo.

O diretor conta que a maior parte do projeto será digital. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o formato virtual foi considerado mais seguro, para evitar o risco de contaminação. “De início, o projeto deveria ser presencial, mas será administrado através de plataformas on-line, porque estamos na Fase Vermelha do Plano São Paulo e acreditamos que continuaremos assim”, pontua.

Os eventos da primeira semana do Projeto Museu Vivo, uma série de entrevistas gravadas pela Cia Atos & Cenas, já estão prontos, só esperando para serem exibidos. Entre os outros eventos programados, Nilceu destaca a peça de teatro que contará a história de Lençóis Paulista e, provavelmente, será lançada no mês de abril. As oficinas, que permitem que o público interaja e aprenda com o projeto, também prometem ser divertidas: a companhia irá abrir 20 vagas para cada oficina, disponibilizando um formulário de inscrição para a população lençoense.

destaques