A Defesa Civil de Lençóis Paulista emitiu, no início da tarde desta quarta-feira (24), um alerta sobre a previsão de fortes chuvas nas próximas 72 horas. De acordo com comunicado transmitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, replicado pelo sargento Gerson Gomes dos Santos, coordenador do órgão local, o motivo é a chegada de uma frente fria à região pelo sul do estado de São Paulo.
O comunicado, que coloca a cidade em alerta até na sexta-feira (26), vale para toda a área que corresponde à bacia hidrográfica do Rio Lençóis, que conta com mais de 50 afluentes em sete cidades da região: Agudos, Borebi, Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis, São Manuel e Igaraçu do Tietê. Também há previsão de chuva intensa em outras cidades das regiões de Bauru, Campinas e Sorocaba.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, devido às condições, são esperadas “chuvas fortes e volumosas, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos”. Com previsão inicial de acúmulo pluviométrico de 70 milímetros, o órgão pede atenção especial às áreas mais vulneráveis, suscetíveis a “riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos”.
Por meio de nota, a Defesa Civil de Lençóis Paulista informou que está mantendo uma equipe de prontidão para o monitoramento das condições climáticas e de eventuais riscos à população. A orientação é para que as pessoas que residem em áreas consideradas de risco para alagamentos, como as vilas Contente e Repke, redobrem a atenção nos próximos dias.