Os bebês arco-íris de Lençóis Paulista

Sete mulheres, após passarem por abortos espontâneos e dificuldade para gerar filhos, engravidaram quase na mesma época

Às vezes, eventos inexplicáveis acontecem. Alguns chamam de destino, outros de coincidência, mas sete mães de Lençóis Paulista, que engravidaram praticamente na mesma época após um longo histórico de dificuldades para gerar filhos, acreditam que suas histórias são de fé. E elas denominam seus filhos, que nasceram depois de períodos difíceis, de “bebês arco-íris”.

Ana Paula Charme, de 31 anos, tem pressão alta, ovário policístico e teve infecção generalizada no útero. Os médicos lhe disseram que seria impossível que engravidasse. “Eu comecei a fazer tratamentos, tomar remédios, mas depois de um tempo decidi parar e entregar nas mãos de Deus. Minha médica me deu até os 30 anos para tentar engravidar, até essa idade eu não corria riscos de saúde. Uma semana antes de completar 30 anos, descobri que estava grávida do Isaque”, conta.

Francieli Oliveira Souza, de 29 anos, já tinha uma filha quando engravidou pela segunda vez. Infelizmente, sofreu um aborto espontâneo. “Depois eu engravidei do Arthur. Eu tinha pressão alta e ele tinha risco de nascer prematuro, mas quando Deus quer, vai acontecer”, afirma.

Denise Oliveira Fernandes, 35 anos, também já possuía um filho. Por ele ter dificuldades motoras e de comunicação e estar sempre indo em médicos, Denise não queria outro, mas acabou engravidando de novo e teve um aborto espontâneo. “É muito triste quando você perde um bebê. Quando saí do hospital, percebi que queria outro filho, e depois de uns meses engravidei do Lucas”, completa.

Quando Denise estava no hospital após o aborto, Kátia Crisóstomo, de 37 anos, também estava se recuperando da própria interrupção involuntária da gravidez. “No total, tive três abortos até engravidar do Samuel. Achei que ia perdê-lo também durante toda a gravidez, mas ele é meu milagre”, aponta.

Os médicos disseram à Carolina Vieira, 36 anos, que ela não conseguiria engravidar devido a problemas hormonais. “E consegui, mas foi uma gravidez não evolutiva. Tive que passar pelo processo de curetagem, que foi muito difícil. Entrei em um novo tratamento e consegui engravidar do Benício”, diz. 

Viviane Prado Sousa, que tem 37 anos, e Juliana Magalhães do Prado, de 31, não tiveram problemas para engravidar, porém, não esperavam ter um bebê no momento. “Eu já tinha três filhos e, sete anos depois, apareceu o meu caçula, Thiago. Logo quando eu já dormia noites inteiras e não tinha que dar banho em mais ninguém”, brinca Viviane.

Juliana e seu marido decidiram adiar o sonho de ter uma família até terem estabilidade financeira. “Mas Deus começou a dizer que nos daria um filho”, conta. Várias pessoas ao seu redor passaram a sonhar que Juliana estava grávida, e um tempo depois ela começou a sentir sintomas da gravidez. Foi assim que descobriu que estava gerando o pequeno Bernardo.

As sete mulheres se aproximaram por terem histórias parecidas: todas tiveram meninos e engravidaram quase na mesma época. Isaque, o mais velho, tem nove meses, enquanto o mais novo, Bernardo, tem três. Juliana teve a iniciativa de criar um grupo no WhatsApp, onde elas começaram a trocar pensamentos, opiniões e cuidados sobre seus filhos. 

Atualmente, as mães são gratas por terem o apoio uma da outra e já imaginam seus filhos sendo grandes amigos no futuro, assim como elas são. “Nós temos a nossa família do nosso lado, mas ter pessoas que vivenciaram o que você vivenciou e que entendem a sua dor é diferente. Quando o grupo foi criado, eu me senti acolhida”, diz Carolina. 

As mulheres se emocionam ao falar da própria amizade, e acreditam que o grupo que montaram foi um suporte que as ajudou a passar pelas maiores dificuldades. Hoje, todas realizaram o sonho de montar uma família, que acabou se tornando maior do que esperavam. “Somos irmãs”, completa Carolina.

destaques

Bracell realiza operação de trânsito para transporte de grandes peças

O Projeto Star, obra de expansão da Bracell, em Lençóis Paulista, deve receber nesta sexta-feira (27) peças de equipamentos para a nova...

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...