O trabalho que vai muito além da religião

Santuário realiza ações sociais em prol de pessoas necessitadas

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, baseia seus valores em algo que vai além da religião: a solidariedade. Seguindo os preceitos de Deus, de amar ao próximo como a ti mesmo, a paróquia realiza ações sociais visando ajudar a comunidade independentemente de crenças.

Além de várias outras iniciativas sociais, o Santuário possui um projeto de arrecadação de fraldas geriátricas que já atua em Lençóis Paulista há cerca de 22 anos. O padre Adauto Martins, pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, explica que o projeto existe com o apoio dos próprios dizimistas da paróquia.

“Sempre pedimos para que nossos irmãos nos ajudem com a arrecadação das fraldas geriátricas, em especial no dia de Corpus Christi. Também temos a Associação Nossa Senhora da Piedade, que realiza ações com o objetivo de levantar fundos, que são revertidos para a compra das fraldas. Com isso, ajudamos mensalmente cerca de 170 enfermos, além de outras pessoas que precisam e acabam vindo até aqui”, explica.

Para receber a ajuda mensal, é necessário apresentar o registro médico do paciente necessitado e realizar um cadastro no Santuário. Padre Adauto ressalta que, dependendo do estado da pessoa, é necessário utilizar uma grande quantidade de fraldas, o que acaba pesando no bolso das famílias. Por isso, o apoio acaba sendo essencial.

“Além do projeto de doação das fraldas, acabamos ajudando conforme a necessidade das famílias. Durante os tempos críticos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), arrecadamos e doamos mais de 200 cestas básicas a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Essas doações vieram de dizimistas, funcionários de empresas, vicentinos. Com essa ajuda, conseguimos auxiliar as famílias carentes”, comenta.

Reforçando que a solidariedade é algo que vai além da religião, o pároco acredita que a união e o apoio de muitos é capaz de ajudar os que precisam. “Seguindo os ensinamentos de Deus, somos todos irmãos. Por isso, precisamos fazer o bem e ajudar as pessoas independentemente de quem elas são ou do que acreditam”, completa.

A voluntária Ida Biral destaca que a Associação Nossa Senhora da Piedade desenvolveu o programa GerAção, que implantou o brechó de Maria e José para arrecadar fundos para as ações sociais do Santuário. A paróquia também possui, há 15 anos, uma oficina de artes e costura.

“Todas as segundas-feiras, acontecem as reuniões do grupo de costura para senhoras colaboradoras, que confeccionam enxovais de bebê para doação às gestantes. Recebemos doações de tecidos: flanelas, malha de algodão, tecido de fraldas de pano e felpudo para a confecção de toalhas de banho, entre outros”, comenta.

Atualmente, o Santuário está trabalhando no desenvolvimento de outros projetos sociais, buscando ajudar mais pessoas, o que demanda tempo e recursos. “Estamos necessitando de voluntários, colaboradores e empresas dispostos a nos ajudar”, finaliza Ida.

Quem quiser ajudar com doações das fraldas geriátricas pode comprar os produtos, nos tamanhos G e GG, e entregar no Santuário. A paróquia também aceita doações em dinheiro, que podem ser feitas diretamente na secretaria paroquial ou através do PIX: chave CNPJ, 45.424.520/0004-02. No campo de “Descrição”, é preciso especificar que o dinheiro transferido deve ser utilizado para a compra das fraldas geriátricas.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques