Livro de Sidney Aguiar tem direitos cedidos à APAE de Macatuba

“O caminho do rio de espumas brancas” será lançado entre março e maio em Bauru, Macatuba e Lençóis Paulista

O escritor lençoense Sidney Aguiar está produzindo seu terceiro livro, “O caminho do rio de espumas brancas”. Com 170 páginas, a publicação apresenta um narrativa técnico-científica sobre gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas, com foco no público acadêmico e pessoas interessadas no tema. O lançamento será feito em três datas, entre março e maio de 2022, em Bauru, Macatuba e Lençóis Paulista.

Com MBA em recursos hídricos com ênfase em gestão de bacias hidrográficas, o pesquisador Sidney Aguiar tem vasto conhecimento na área e já participou de duas conferências fora do Brasil. Em 2015, em Tel Aviv, em Israel, o autor apresentou um trabalho acadêmico sobre a bacia do Rio Lençóis. Em 2020, em Medelín, na Colômbia, o lençoense abordou as enchentes ocorridas na bacia do Rio Lençóis de 1917 a 2016.

“Este livro é resultado de muito tempo de estudo e também de experiências adquiridas ao longo de mais de 20 anos de atuação na área ambiental. Sempre estive ligado ao tema e senti a necessidade de produzir algo mais técnico, acessível a todo o público, mas com foco na comunidade acadêmica”, explica o especialista, que conta com apoio do produtor Ricardo Pasqualini para a execução do projeto.

TÉCNICO-CIENTÍFICO – “O caminho do rio de espumas brancas” fala sobre gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas (Foto: Vitor Rodrigues/O Eco)

“O livro também será traduzido para o inglês e, além da versão impressa, será disponibilizado em plataformas digitais. Para a viabilização, contamos com patrocínio de empresas da região e decidimos fazer uma ação social, doando todos os direitos de comercialização para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Macatuba”, explica Pasqualini, que está coordenando a pós-produção do livro.

A ideia de doar os recursos à APAE partiu do prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira (PODE), que revela que quando foi questionado pelo escritor sobre uma entidade que poderia ser beneficiada, não refutou em indicar a associação, que atende desde bebês até idosos com síndrome de Down, autismo e outras condições especiais, realizando um trabalho voltado à educação, à saúde e à assistência social.

“Todas as entidades merecem atenção pelos belos trabalhos desenvolvidos, mas logo pensei na APAE. É uma entidade séria, que presta serviços de qualidade e que, acima de tudo, precisa desse tipo de incentivo. Agradeço ao escritor pelo gesto e aproveito para parabenizar toda a diretoria da APAE e reforçar o compromisso de sempre apoiar a causa dos portadores de deficiência”, finaliza o prefeito.

Andréia Alves Pereira Manfio, diretora da APAE de Macatuba, reforça a importância da iniciativa e agradece pela contribuição, que vai ajudar na manutenção do atendimento aos mais de 95 frequentadores. “Saber que o lançamento desse livro também vai ajudar financeiramente a APAE nos deixa lisonjeados. Isso demonstra a seriedade do trabalho da entidade, que é muito bem visto pela comunidade”, comenta.  


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques