Instituto LideraJovem cria projeto para ajudar entidades

Primeira beneficiada é Casa Abrigo Amorada, que está precisando de recursos devido à superlotação

O Instituto LideraJovem oferece apoio e orientação para que adolescentes com idade entre 13 e 16 anos se tornem protagonistas e líderes na sociedade. Após passarem pelo Projeto Formação de Líderes, eles podem permanecer como voluntários, auxiliando na criação e desenvolvimento de projetos sociais, como o DOAC (Doando Cidadania), inicialmente batizado com o nome Líderes pelo Natal.

A voluntária Caroline Nogueira, de 23 anos, explica que o projeto foi idealizado por ela e Vitória Trindade, de 22 anos. “No final de 2018, pensamos em um projeto para arrecadar doces para entregar às crianças da Casa Abrigo Amorada e de bairros carentes. Em 2019, fizemos uma ação maior e arrecadamos itens necessários para as instituições da cidade”, conta Caroline.

Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não foi possível realizar nenhuma campanha. Como os jovens costumavam ficar nos supermercados explicando o objetivo do projeto e pedindo doações, o Instituto percebeu que conduzir o Líderes pelo Natal neste formato poderia oferecer risco à saúde dos voluntários e também das demais pessoas ao redor.

O projeto foi retomado neste ano, mas em outro formato e já com o nome DOAC. “Vendo que as instituições tiveram quedas muito grandes de doações e estão com dificuldade, os jovens começaram a se movimentar para reformular a campanha neste momento de pandemia”, explica Carol Cordeiro, analista de projetos sociais do Instituto LideraJovem.

O primeiro passo foi escolher a instituição que seria ajudada. Depois de pesquisar e conversar com as entidades da cidade, os jovens decidiram que a Casa Abrigo Amorada, que está superlotada e precisando urgentemente de recursos, seria a primeira a receber ajuda. O formato escolhido para as doações foi a chave PIX, pois o valor é depositado direto e instantaneamente na conta da entidade.

“Qualquer valor é de extrema ajuda. Este é o nosso foco; não importa a quantidade e sim a ajuda”, reforça Vitória Trindade, que destaca que o DOAC está sendo divulgado por meio das redes sociais e diz que mais informações podem ser obtidas pela página do projeto no Facebook (@DOAC-Doando-Cidadania) e pelo perfil no Instagram (@projetodoac).

Para colaborar com a campanha em prol da Casa Abrigo Amorada basta realizar uma doação por meio da chave PIX: 27.938.710/0001-13. Para que seja possível fazer o controle sobre a quantidade de pessoas que ajudaram através da campanha, os voluntários do projeto pedem para que os doadores escrevam “DOAC” na descrição da transação bancária.

destaques