Evento celebra o Dia da Consciência Negra

Programação tem oficina de tranças, roda de conversa, capoeira e apresentação de samba

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20), o CDCN (Conselho da Consciência Negra) de Lençóis Paulista realiza um encontro no Espaço Cultural Cidade do Livro. O objetivo do evento é promover ações que ajudem a evidenciar a cultura negra, contribuindo para diminuir a discriminação e o preconceito ainda muito presentes no dia a dia.

“Queremos oferecer ações que tragam a representatividade da negritude. Além de propagar e divulgar o tema, buscamos promover atividades que possam mexer com a consciência da população e, ao mesmo tempo, representar a comunidade negra. Com isso, esperamos colaborar para diminuir o racismo na sociedade”, explica Isabel Pagnoncelli, presidente do CDCN.

Para atingir os objetivos, ela deseja que o conselho se torne cada vez mais atuante. “Os membros são voluntários e ficamos restritos com tempo e verba. Muita coisa dificulta que realizemos mais ações, como gostaríamos. É um órgão que muitos lençoenses ainda não conhecem, por isso, precisamos que o trabalho seja feito cada vez com mais ênfase e notoriedade”, reforça.

Com entrada gratuita e aberto a toda a população, o evento do Dia da Consciência Negra começa a partir das 14h, no Espaço Cultural Cidade do Livro, que fica na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286, no Centro. A primeira atividade é uma oficina de tranças, mandalas e bonecas abayomi, um item de artesanato que expressa uma parte importante da história negra.

Às 15h, tem Roda de Conversa com convidados que contam sobre suas histórias pessoais de superação e discutem políticas de inserção para a comunidade. Às 17h, acontece o 2º Encontro da Roda Oficial de Capoeira. Para encerrar, a partir das 18h, os ânimos vão às alturas com uma roda de samba com o grupo Encontrobom. Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

– 14h – Oficina de tranças, mandalas e bonecas abayomi

– 15h – Roda de Conversa sobre histórias de superação e políticas de inserção para a comunidade

– 17h – 2º Encontro da Roda Oficial de Capoeira e Capoterapia

– 18h – Roda de samba com o grupo Encontrobom

Espaço Cultural Cidade do Livro

– Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286, no Centro de Lençóis Paulista

* É obrigatório o uso de máscara


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques