Dona Della capacita 162 mulheres e entrega R$ 50 mil em prêmios

Ações têm como objetivo auxiliar empreendedoras a alavancarem seus negócios

O Bracell Social e a Rede Mulher Empreendedora (RME) finalizaram, no dia 16 de dezembro, a primeira edição do Dona Della. O projeto mudou a vida de 162 mulheres de Lençóis Paulista e Macatuba, contemplando dois grupos: o de mulheres que já lideram um negócio, mas buscavam melhorias e estratégias de gestão, e também outro grupo de mulheres que estavam em busca de apoio e empoderamento para se tornarem protagonistas de seus projetos de vida.

Na cerimônia, estavam presentes Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba; Ney Góes, diretor da Assistência e Promoção Social de Lençóis Paulista; Célia Kano, representando a RME e, representando a Bracell, a gerente de sustentabilidade, Laís Drezza, e o diretor geral, Pedro Stefanini.

O projeto proporcionou mais de 32 horas de capacitações gratuitas sobre empreendedorismo e gestão do negócio, com aulas ministradas por profissionais especializadas na área, mentorias realizadas pelas facilitadoras da RME, além do apoio no desenvolvimento de competências socioemocionais.

Todas as participantes receberam certificados e, dentre elas, cinco mulheres do grupo de empreendedoras receberam prêmio financeiro de R$ 10 mil cada, para investirem no seu negócio. Além disso, as cinco selecionadas ainda serão acompanhadas com 4 encontros de uma hora de mentoria individual realizada pela RME.

“A Bracell está comprometida com o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Ficamos muito orgulhosos em saber dos resultados gerados pelo projeto: mulheres empoderadas, buscando ampliar suas possibilidades, alcançando autonomia financeira e emocional”, destacou Laís Drezza, gerente de sustentabilidade da Bracell.

A empresa acredita no crescimento em conjunto entre companhia e comunidade. Por meio do Bracell Social, investe em projetos que buscam apoiar a transformação das pessoas e, com isso, contribuir com o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das cidades onde opera. Para Lais, o Dona Della é um exemplo concreto do impacto do Bracell Social. “Proporcionamos, junto com a RME, oportunidades de inovação e o fortalecimento de habilidades  das mulheres da região”, reforçou a gerente.

Uma das ganhadoras, Graziele Affonso, atua no setor de confeitaria e falou sobre a mudança que o projeto trouxe para sua vida. “Eu estava pensando em encerrar meu negócio. Já estava fazendo processo seletivo para trabalhar em uma empresa quando resolvi me dar mais uma chance. Hoje ampliei meu negócio e agora, com o prêmio, tenho a oportunidade de investir em equipamentos para aumentar a produção e ser mais competitiva no mercado. Já tenho mais de 60 opções no meu cardápio. Foi um divisor de águas na minha vida!”, disse.

As cinco mulheres selecionadas passaram por uma jornada de critérios até chegarem ao prêmio. Além da banca de jurados para os quais apresentaram seu negócio, o ranking também levou em conta critérios de impacto do empreendimento, participação e engajamento no curso, entre outros. A diretora da RME, Célia Kano, ressaltou às participantes a grande oportunidade de expandir seu negócio e concretizar o sonho empreendedor. “Esse é o início de uma trajetória. Vocês terão muitos desafios ainda pela frente, mas também têm agora as ferramentas para enfrentá-los. Parabéns a todas as Dona Dellas que acreditaram no seu sonho e, hoje, estão empoderadas, com planos futuros e felizes”, disse.

As cinco ganhadoras foram: Graziela Affonso, Boliê confeitaria; Raquel Correa, Cio da Terra plantas ornamentais e artesanato; Zenil Conti, Arte que Flui ateliê de artesanato; Fernanda Ilha, Amelie papelaria personalizada; e Juliana Emidio, Salão da JU – salão de beleza e revenda de produtos.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques